Attack on Titan Wiki

FandomDesktop

LEIA MAIS

Attack on Titan Wiki
Advertisement
Attack on Titan Wiki

Este artigo é sobre o 74º episódio do anime Attack on Titan. Para o capítulo do mangá de mesmo nome, veja A Única Salvação (Capítulo).

Quote1 Eu vou herdar o Titã Bestial. Não para Marley, mas para retomar o Titã Fundador e salvar o mundo. Vou libertar o mundo do terror dos Titãs e libertar todos os Eldianos do sofrimento! Quote2
— a resolução de Zeke Jaeger sobre a eutanásia dos Eldianos

A Única Salvação (唯一の救い Yuiitsu no Sukui?) é o 15º episódio da 4ª temporada e o 74º episódio geral do anime Attack on Titan, produzido pelo estúdio MAPPA.

Resumo[]

Zeke Jaeger relembra sua infância e como ele foi forçado a se tornar parte do plano de seus pais, libertar os Eldianos de Marley. Ele se torna amigo de Tom Ksaver, um membro da Equipe de pesquisa Titã e jura herdar o Titã dele. Ele continua dizendo que vai garantir o sucesso do plano para retomar o Titã Fundador. Depois de relembrar suas memórias, Zeke aciona a Lança do Trovão, detonando-a e pegando Levi Ackerman de surpresa.

Sumário[]

Grisha Jaeger e Dina Fritz levam seu filho Zeke no topo de uma das torres fora do distrito de concentração de Liberio e mostram a ele a cidade em que vivem. Grisha diz a Zeke que como Eldianos eles são forçados a viver suas vidas dentro de uma gaiola em vez de poder para ver o resto do mundo, e pergunta se ele não gostaria de sair daquele lugar, com Zeke respondendo que sim.

Grisha and his family are discriminated against

Grisha e sua família foram discriminados

Eles são então encontrados por um homem da manutenção que os ensopou com água ao ver suas braçadeiras, repreendendo-os pelos supostos crimes passados dos Eldianos e dizendo-lhes que deveriam ter sido exterminados em vez de dar à luz mais filhos. Enquanto caminham pelas ruas, em meio a mais hostilidade dos cidadãos de Marley, Grisha abraça seu filho e diz a ele que o mundo lá fora é assim, e se ele não aguentar, ele vai tem que mudar isso.

O mais novo lote de candidatos a Guerreiros é visto treinando enquanto dois homens assistem de longe. Um deles, Tom Ksaver, pergunta se seu sucessor estará entre eles. Depois de perceber Zeke atrás dos outros, o outro homem, Theo Magath, comenta que ele não parece ter a coragem de ser um Guerreiro.

Após o treinamento, Zeke é levado aos avós por sua mãe e seu pai, que lhe perguntam como foi seu treinamento. Ele admite que foi muito difícil, mas eles estão confiantes de que ele pode se tornar um Guerreiro, já que tem um poder especial e, acima de tudo, é filho deles. Quando ele entra em casa com sua avó, Zeke ouve parte da conversa entre seu avô e seus pais. Sr. Jaeger pergunta a eles se aquelas reuniões do "clube de dança social" que eles vão todas as noites são realmente importantes para evitar que eles passem mais tempo com Zeke, mas Dina acredita que um dia Zeke vai entender o que eles estão realmente fazendo por ele.

Mr

Sr. Jaeger ensinou a história Eldiana a Zeke

O Sr. Jaeger conta a Zeke a história da trágica queda do Lago, uma grande cidade Marleyana que foi destruída por Titãs 1200 anos atrás, continuando com a devastação do Monte e a devastação do Valle; todos os quais foram dizimados pelo Império Eldiano ao longo de um único dia, resultando na morte de centenas de milhares de Marleyanos.

Zeke interrompe a história aborrecido, e seu avô se pergunta se Grisha realmente lhe ensinou a verdadeira história de Eldia. Zeke responde que Grisha tem lhe contado as mesmas coisas que ele aprende na escola. O Sr. Jaeger pergunta se ele quer se tornar um Guerreiro e lutar por Marley, e Zeke concorda sem convicção. Ele é levado para a cama por seu avô, mas antes de sair, ele olha para uma foto de sua tia falecida Fay.

Alguns dias se passam e depois de terminar seu treinamento cedo, Zeke percebe um pai e um filho brincando na rua enquanto caminhava para casa. Na esperança de fazer o mesmo com Grisha, Zeke vai ver seu pai, que o faz estudar mais sobre sua história.

Zeke meets Tom Xaver

Zeke conhece Tom Ksaver

Depois de ser menosprezado por Magath e vários outros candidatos, Zeke deixa a área de treinamento desanimado. Ele avista uma bola de beisebol rolando em sua direção e Ksaver o chamando para lançá-la de volta. Ksaver percebe o quão talentoso Zeke é em arremessar e se oferece para jogar bola com ele, apresentando-se como um pesquisador Titã, bem como o detentor do Titã Bestial. Zeke sorri pela primeira vez naquele dia, depois que Ksaver continua a comentar seu arremesso e joga bola com Ksaver pelo resto do dia.

Naquela noite, Zeke ouve parte de um plano feito por Grisha e Grice e é transcrito para se tornar parte dele para tentar se tornar o titular de um dos Titãs de Marley. Ele volta para a área de treinamento, mas ainda fica atrás dos outros: Zeke percebe que seus pais estão observando, mas começa a chorar quando eles saem depois de vê-lo lutar para acompanhar; desconhecido para Zeke, Ksaver também percebe isso.

Zeke overhears his parents argue about his performance

Zeke ouve seus pais discutindo sobre seu desempenho

Zeke ouve seus pais discutindo sobre seu desempenho e depois conta a Ksaver sobre isso. Ksaver menciona que Zeke não parecia realmente querer ser um Guerreiro e menciona como seria inútil para ele se tornar um devido às inúmeras desvantagens; ele continua dizendo que se tornou um só para poder entender os mistérios por trás dos Nove Titãs e que, como pessoas honestas, eles não são adequados para serem lutadores.

Depois de ouvir que as Autoridades Marleyanas estão perto de descobrir os Restauracionistas Eldianos e uma reação dura de Grisha, Zeke fica em conflito e vai até Ksaver para obter conselhos. Ksaver então decide que a melhor coisa para Zeke é ir às autoridades e denunciar seus pais, citando o mau tratamento que deram a Zeke por todos esses anos. Depois que Zeke finalmente faz isso, ele é aceito por seus colegas.

Conforme o tempo passa, a saúde de Ksaver começa a enfraquecer, e ele revelou a Zeke que havia descoberto por meio de suas pesquisas que o Titã Fundador, além da alteração da memória, é capaz de mudar o próprio corpo composição dos Súditos de Ymir também. Zeke sugere que, se isso for verdade, o Fundador poderia ser usado para esterilizar todos os súditos de Ymir e erradicar os súditos de Ymir em cerca de cem anos; após uma breve pausa, Xaver então contou a Zeke sobre a morte de seu próprio filho. Xaver tinha uma esposa Marleyana que, ao descobrir sua herança Eldiana, matou o filho e a si mesma de vergonha.

Zeke resolves to end Eldia's suffering

Zeke resolveu acabar com o sofrimento de Eldia

Ksaver continua dizendo que ele tentou fugir de seus pecados usando o poder dos Titãs e chorando se perguntou o quão melhor teria sido se ele nunca tivesse nascido neste mundo. Zeke prometeu a Ksaver que herdaria seu Titã Besta e o usaria para tirar o Fundador de Eldia e Marley, para que ele pudesse libertar as pessoas do mundo do terror dos Titãs.

Mais tarde, Ksaver revela como contornar o voto de renúncia à guerra de Karl Fritz. Se um Titã de sangue real entrar em contato com o indivíduo que possui o Titã Fundador, eles serão capazes de extrair seu poder. No entanto, Zeke não seria capaz de usar o poder sozinho. A decisão permaneceria com o indivíduo que possui o Fundador. Ksaver diz a Zeke para pensar em si mesmo como uma chave e encontrar um indivíduo em quem confiaria com o Titã Fundador.

Algum tempo depois, Zeke comeu Ksaver e se tornou o novo herdeiro do Titã Bestial. Ele colocou os óculos de Ksaver e o chamou de "Pai", prometendo encontrar uma pessoa adequada para seu plano.

Zeke aprendeu com Reiner Braun e Bertholdt Hoover que Eren Jaeger possuía o Titã Fundador e o pai de Eren, um médico, estava desaparecido. Zeke percebeu que Grisha não havia morrido quando foi enviado para a Ilha Paradis, e que seu pai tinha feito a mesma coisa com Eren que ele tinha feito com Zeke, então Zeke prometeu a Eren que ele iria resgatá-lo.

The Jaeger brothers meet in Marley

Zeke conheceu Eren em Marley

Anos depois, Zeke se encontrou com seu meio-irmão, Eren, em Marley, enquanto ele fingia ser um soldado ferido. Eren contou a Zeke sobre como ele obteve as memórias de seu pai e como Grisha matou a família Reiss para garantir que ele pudesse ter o Titã Fundador. Eren entendeu que se qualquer uma das crianças Reiss permanecesse viva, ele poderia ter sido alimentado para eles para que pudessem recuperar o Fundador, e que eles poderiam viver porque aquelas crianças morreram.

No entanto, Eren disse a Zeke que ele discordava do plano de Grisha e que se os Eldianos nunca tivessem nascido, nenhum deles teria que sofrer. Eren concordou em cooperar com o plano de eutanásia de Zeke.

De volta ao carrinho, Zeke termina de relembrar suas memórias de Ksaver; Levi Ackerman ouve parte de seus resmungos e os deixa de lado como se fossem delírios. Ele pensa que Zeke sendo comido por um Titã parece ser um destino misericordioso para ele depois de matar tantos de seus camaradas, mas Zeke diz que salvou a vida das crianças que nasceriam neste mundo cruel.

Zeke yanks the Thunder Spear wire

Zeke puxa o fio da Lança do Trovão

Enquanto Levi para a carroça e continua cortando as pernas crescentes de Zeke, Zeke de repente grita o nome de Ksaver: então, sem aviso, ele joga a cabeça para trás e ativa o mecanismo de disparo da Lança do Trovão alojado em seu abdômen. Levi é lançado ao ar quando o corpo de Zeke é dividido em dois pela explosão resultante.

Informações Disponíveis ao Público[]

ACPAI74

Titanologia[]

O termo geral para a área do conhecimento que estuda o poder de manifestar os "Titãs", presente apenas nos Súditos de Ymir. A Titanologia existe desde os tempos dos Império de Eldia, e estuda os titãs como seres e organismos vivos, além dos métodos para lidar com os Eldianos que podem se transformar em titãs, inclusive ideologicamente. No entanto, mesmo após muitos anos de pesquisa, ainda não se sabe a verdade sobre os titãs.

  1. Grisha Jaeger (flashback)
  2. Zeke Jaeger
  3. Dina Fritz (flashback)
  4. Tom Ksaver (flashback)
  5. Theo Magath (flashback)
  6. Sr. Jaeger (flashback)
  7. Mãe de Grisha (flashback)
  8. Fay Jaeger (fotografia)
  9. Grice (flashback)
  10. Porco Galliard (flashback)
  11. Marcel Galliard (flashback)
  12. Reiner Braun (flashback)
  13. Bertholdt Hoover (flashback)
  14. Pieck/Titã Carroceiro (flashback)
  15. Annie Leonhart (flashback)
  16. Eren Jaeger (flashback)
  17. Levi Ackerman

Elenco[]

Japonês[]

Navegação[]

Advertisement