Attack on Titan Wiki

FandomDesktop

LEIA MAIS

Attack on Titan Wiki
Advertisement
Attack on Titan Wiki

Este artigo é sobre o 57º episódio do anime Attack on Titan. Para o capítulo mangá de mesmo nome, veja Aquele Dia (Capítulo).

Quote1 Lembre-se bem disso, Grisha. É assim que se usa o Poder dos Titãs. Quote2
— Kruger revela ser o coruja.

Aquele Dia (あの日 Ano Hi?) é o 20º episódio da 3ª temporada e o 57º episódio geral do anime Attack on Titan, produzido pela Wit Studio e Production I.G.

Resumo[]

Grisha Jaeger aceita levar uma surra de Kruger e em nome de sua irmã por ter saído do Distrito de Concentração de Libério sem permissão. Gross supostamente acompanha Fay até sua casa, mas seu corpo aparece no rio. A raiva de Grisha é alimentada quando ele vê o quão mansamente seu pai aceita a falsidade dada a ele pelo oficial de Segurança Pública de Marley.

Já adulto, Grisha junta-se aos Restauracionistas, onde conhece sua futura esposa. Dina Fritz. Juntos, eles têm um filho, Zeke, com quem planejam fazer um Guerreiro para se infiltrar na missão de Marley de recuperar o Titã Fundador. No entanto, eles são traídos por Zeke e enviados para a Ilha Paradis, onde serão transformados em Titãs Puros. Embora Dina seja transformada, Grisha é salvo no último momento por Kruger, que se revela ser o Coruja, o líder secreto dos Restauracionistas. Kruger diz a Grisha para apenas o observar enquanto ele usa uma faca para se cortar e se transformar em um Titã.

Sumário[]

Fay and Grisha see the airship

Fay e Grisha veem o dirigível

Grisha e Fay Jaeger se encontram em uma parte maior da cidade além do portão de segurança de seu bairro. Eles esbarram em um homem que os amaldiçoa como "sangue-do-diabo" e comenta sobre os Eldianos irem para onde quiserem. Fay está inquieta, mas Grisha a distrai, mostrando-lhe o caminho para onde a aeronave pousaria. Eles sobem uma curta escadaria para ver um rio estendido diante deles com um hangar do outro lado.

Enquanto Fay admira o dirigível, um dos dois homens da Segurança Pública de Marley pergunta se as crianças vieram ver o dirigível e se eles têm permissão de saída. Grisha entra em pânico, sabendo que eles não tem a permissão e entraram na cidade sem ela. Diante da escolha de fazer trabalho ou apanhar, ele opta por uma surra, para evitar problemas para seus pais. Ele também se oferece para assumir a punição de Fay, já que a forçou a ir com ele.

O parceiro do oficial diz a Kruger para pegar leve com Grisha e informa Fay que ele irá acompanhá-la para casa. Ele a leva embora enquanto Grisha é espancada.

Kruger talks with Grisha

Kruger fala com Grisha

Depois de dispensar a punição de Grisha, Kruger se senta na grama perto do rio, fumando, e diz a Grisha que ele e sua irmã foram espertos por terem mantido suas braçadeiras. Os Eldianos sem ela seriam enviados ao "paraíso", independentemente de serem crianças ou não. Grisha consegue se levantar e diz que irá para casa, mas Kruger diz a ele que ele veio até aqui para ver o dirigível, então ele pode muito bem vê-lo.

No dia seguinte, o corpo de Fay é encontrado no rio, e o oficial que a escoltou diz aos pais de Grisha que ele a levou de volta para a Zona de Internação de Libério e então seguiu seu caminho, alegando que estava ocupado. O homem coloca a culpa do destino de Fay em Grisha, e que eles não deveriam ter entrado na cidade sem autorização, e depois nos pais, por não terem os ensinado corretamente. No entanto, Grisha está ciente de que o homem está mentindo. Embora a mãe de Grisha esteja arrasada, seu pai obedientemente agradece ao oficial por sua orientação e promete fazer melhor com seu filho. Grisha começa a odiar os dois homens, assim como amaldiçoar sua própria tolice.

Ymir Fritz and the Devil of All Earth

Ymir Fritz e o Demônio da Terra

Grisha ouve uma história de seu pai sobre Ymir Fritz, que há 1820 anos fez um contrato com o Demônio da Terra e obteve o Poder dos Titãs. Após sua morte, seu espírito foi dividido nos Nove Titãs que formaram o Império Eldiano. Eles derrotaram a nação de Marley e governaram o continente, iniciando assim a Era das Trevas, quando os súditos de Ymir oprimiram as outras raças.

No entanto, Marley foi capaz de roubar sete dos Nove Titãs e colocá-los sob seu controle, emergindo vitoriosa na Grande Guerra dos Titãs, que terminou há 80 anos. O Rei Eldiano na época se retirou para a ilha de Paradis onde ergueu três Muralhas, levando muitos de seu povo com ele, mas os ancestrais de Grisha foram abandonados no continente e só podem viver lá pela graça de Marley.

Em vez de levar a sério a história de seu pai, Grisha vê um homem disposto a se rebaixar às ordens de seu mestre, mesmo tendo acabado de perder uma filha. Grisha insiste que o homem da Segurança Pública estava mentindo sobre Fay, porque a verdade era inconveniente para ele. O pai de Grisha avisa que as paredes são finas, mas Grisha segue em frente, especulando que o próprio oficial provavelmente foi quem levou Fay.

Grisha finally realizes what could happen to his family

Grisha finalmente percebe o que pode acontecer com sua família

Seu pai grita com ele para ficar quieto e tenta reforçar que seus ancestrais fizeram coisas horríveis, mas Grisha exclama que ele e Fay não fizeram nada disso. Exausto, seu pai pergunta o que há de errado com ele, e se Grisha quer que todos eles sejam enviados para o paraíso. Grisha, em choque, olha para a mãe em lágrimas. Isso, finalmente, faz Grisha hesitar. O pai de Grisha finalmente admite que nenhum dos novos Eldianos fizeram nada, mas para aqueles que foram vitimados por gerações, os Eldianos são considerados demônios, no entanto, e implora a seu filho para não fazer nada que faria com que sua família compartilhasse o destino de Fay .

Grisha cresce e, aos 18 anos, assume a clínica de seu pai, que é quando nota uma cicatriz estranha em um paciente seu. O homem chama isso de prova de que ele é um patriota e revela que conhece a história de Grisha e como Fay morreu. Os patriotas têm um informante no governo e o homem diz a Grisha que há algumas coisas que ele deveria ouvir.

Com os patriotas, Grisha descobre a verdade sobre a morte de Fay que estava sendo dilacerada por cães. Ele está em lágrimas e se compromete a mostrar a vingança dos Marleyanos. Ele se junta à resistência para corrigir o mundo e restaurar Eldia.

Grisha admits he cannot read most of the documents

Grisha admite que não consegue ler a maioria dos documentos

Seu informante, "o Coruja", tira os Restauracionistas das sombras, nunca se mostrando, e envia a eles documentos antigos, detalhando sua história perdida; como Ymir criou estradas, como ela ajudou a desenvolver o continente em vez de conquistá-lo. Os restauracionistas veem isso como uma prova de que a história ensinada por Marley é um engano. O companheiro de Grisha está impressionado que Grisha seja capaz de ler uma língua tão antiga, mas Grisha admite que não consegue entender a maior parte dela. Em vez disso, ele acredita em Ymir.

Enquanto seus colegas aplaudem de acordo, a porta de seu esconderijo se abre e um homem anuncia que o Coruja enviou alguém para eles. Uma mulher entra na sala, apresentando-se como Dina Fritz, uma descendente da família real. Ela é a última descendente que permanece no continente e fornece aos Restauracionistas informações sobre os Titãs que apenas a família real conhecia, incluindo que o Rei levou o Titã Fundador para as Muralhas com ele. Grisha diz aos outros Restauracionistas que se eles puderem retirá-lo, eles podem controlar todos os outros Titãs e aniquilar Marley.

No ano seguinte, Grisha e Dina se casam, e no ano seguinte eles têm um filho, Zeke, que Grisha diz que os levará à vitória.

Grisha and Dina hear the announcement for the Warriors

Grisha e Dina ouvem o anúncio sobre os Guerreiros

Alguns anos depois, Marley começa a recrutar Súditos de Ymir para se tornarem Guerreiros, que receberão um dos sete Titãs sob o controle de Marley. As famílias dos escolhidos se tornariam Marleyanos Honorários. De acordo com o Coruja, Marley está se preparando para uma luta por recursos conforme a tecnologia avança e o domínio dos Titãs começa a diminuir. Há um grande depósito de combustível fóssil abaixo de Paradis que eles não podem mais ignorar, apesar do fato do Rei Eldiano ter avisado que enviaria milhões de Titãs dentro das Muralhas para aplainar a terra se sua ilha sofresse interferência.

Grisha está incomodado porque Marley agora tem o mesmo objetivo que eles: se infiltrar nas muralhas e capturar o Titã Fundador. Os restauracionistas estão desanimados porque Marley conseguiu vencê-los em sua meta, mas Grisha surge com uma solução. Ele fará com que Zeke se torne um Guerreiro.

Para fazer isso, Grisha e Dina aprofundam a história de Eldia em seu filho, para que ele fique ciente da verdadeira herança de seu povo, mesmo enquanto esconde tudo de Marley e segue suas ordens sem questionar. Em retrospecto, Grisha percebe que ele estava fazendo com seu filho, como seu pai tinha feito com ele, e se pergunta se ele alguma vez pensou em Zeke simplesmente como seu filho, ao invés da esperança de Eldia ou um filho de sangue real.

Zeke turns in his parents

Zeke entrega seus pais

No final, Zeke opta por proteger a si mesmo e a seus avós, entregando Grisha e Dina à Segurança Pública de Marley. Sob sua custódia, Grisha é torturado para descobrir a identidade do Coruja, e em agonia Grisha diz que já contou tudo a eles, embora não acredite nele e perde seus dedos como parte de sua provação.

Mais tarde, ele é levado a uma muralha perto do oceano, onde se vê de frente para o interior de um deserto quando sua venda é removida. Grisha percebe que este é o "paraíso". O homem atrás dele confirma que esta é a Ilha Paradis, a colônia penal dos traidores Eldianos, onde Grisha cumprirá sua sentença de prisão perpétua aqui como um Titã Puro. No entanto, Grisha percebe que reconhece este homem como o oficial que o espancou no rio quando ele era criança. Kruger parece surpreso que Grisha se lembre disso, mas Grisha acha inacreditável que ele possa esquecer.

Atrás dele, Grice é conduzido por outro oficial. Ele chama seu amigo e Grice pergunta por que Zeke os traiu. Grice se autodenomina um idiota por confiar em Grisha, nos Restauracionistas e em Dina.

Grisha recognizes Gross

Grisha reconhece Gross

O Sargento Major Gross acha que o colapso de Grice é bemvivo e o expulsa da muralhas. Ele diz a Grice para correr para o norte e, se tiver sorte, conseguirá chegar até a Muralha. Gross explica a um de seus subordinados mais novos que se eles deixarem Grice correr, os Titãs recém-formados irão persegui-lo e deixar a área. Enquanto ele fala, Grisha reconhece Gross como o homem que matou sua irmã.

Gross ordena que seus homens se apressem, pois eles têm muitos prisioneiros para passar, e os oficiais de segurança começam a injetar seus prisioneiros. Os Restauracionistas são expulsos da muralha e pousam no chão, onde se transformam em Titãs e perseguem Grice. Grisha grita com eles em horror e Gross diz a Kruger que seu prisioneiro está sendo muito barulhento, mas Kruger diz que gostaria de interrogar Grisha um pouco mais.

Então, para o horror de Grisha, Dina é conduzida para a muralha. Ele diz que ela não deveria estar aqui porque ele contou a eles sobre ela, incluindo que ela é da realeza, mas antes que ele possa dizer mais, Kruger o joga no chão e ordena que ele se cale. Grisha percebe que Kruger deve estar tentando encobrir a herança de Dina. Enquanto ela observa a luta de Grisha, Dina tenta confortá-lo e garante que não importa a forma que ela tome, ela o encontrará. Quando ela cai da Muralha, ela se torna em uma Titã bem familiar.

Armin informs Eren of his imprisonment

Armin informa Eren de sua prisão

Nos dias atuais, Eren Jaeger acorda com um grito, percebendo que Dina se tornou a Titã Sorridente que havia comido sua mãe e Hannes. Confuso, ele olha ao redor de sua cela, perguntando-se quem é e onde ele está. Armin Arlert informa que ele e Mikasa Ackerman estão presos por insubordinação. Na cela ao lado dele, Mikasa pergunta se ele estava tendo um pesadelo.

Eren admite que sim e parece que acordou do sonho mais longo de todos os tempos, mas na verdade não era um sonho. Ele estava conectado às memórias de seu pai. Eren chora, as lágrimas escorrendo pelo rosto assim como as de Grisha, enquanto Dina se junta aos outros Titãs em busca de Grice.

No passado, Gross provoca Grisha sobre Dina o deixando, e Grisha diz a ele para calar a boca. Ele confronta Gross sobre matar Fay 15 anos atrás. Aborrecido, Gross interrompe o oficial que acompanha o último prisioneiro e a maioria de seus homens volta para o navio, não querendo que seu superior participe de sua ideia de diversão. Gross diz que se Kruger terminar com Grisha, ele gostaria de fazê-lo dançar. Ele decidiu não fazer de Grisha um Titã e, em vez disso, fazê-lo lutar contra o outro prisioneiro, que Gross se transformará em um pequeno Titã de 3 ou 4 metros.

Gross prepares the Titan injection

Gross prepara a injeção de titã

Paralisado, Grisha pergunta se Gross gosta de assistir as pessoas sendo comidas por Titãs. Enquanto prepara a injeção para o último prisioneiro, Gross filosoficamente explica que a toma como uma lição em tempos de paz, quando as pessoas poderiam perder o contato com a vida e a morte, então ele estará pronto para aceitá-la quando sua própria morte chegar. ele. Ele afirma que foi educativo ter Fay comido pelos cães de seus filhos. Não é que Gross não entenda o ponto de vista de Grisha, mas Grisha e sua irmã são Eldianos. Ele aponta para o Titã recém-formado do último prisioneiro, e diz a Grisha que essa é a verdadeira forma dos Eldianos, um monstro gigantesco.

Por causa disso, Gross não se incomoda com o que faz. Os Eldianos deveriam ser exterminados, pois, aos seus olhos, eles são os assassinos. Ele pergunta a Grisha o que os restauracionistas teriam feito com Marley e se Grisha sente algum remorso por isso. Grisha não morde a isca, porém, e relembra tudo o que ele aprende sobre a história de Eldia através dos Restauracionistas. Gross diz a ele que ele pode compartilhar com o Titã lá embaixo e tenta empurrá-lo para o abismo.

Kruger reveals he is the Owl

Kruger revela que é o coruja

Antes que ele possa ter sucesso, Kruger intervém, e empurra Gross da muralha onde ele cai ao lado do Titã que ele criou. Kruger pergunta a Grisha se ele acha interessante assistir Gross ser devorado, e revela que ele é na verdade o Coruja. Ele diz a Grisha para observar de perto e ver como um dos Nove Titãs usa seu poder. Kruger corta sua mão e se transforma em um Titã, que então quebra um Navio Marleyano nas costas.

Informações Disponíveis ao Público[]

ACPAI57

Humanidade Fora das Muralhas[]

Embora os humanos que vivem fora das Muralhas não sejam diferentes de nós e falem a mesma língua que nós, sua civilização parece muito mais avançada do que a nossa. No entanto, eles vêem a nós que vivemos dentro das Muralhas como uma raça de demônios que cometeu pecados terríveis.

  1. Grisha Jaeger (flashback)
  2. Fay Jaeger (morto no flashback)
  3. Eren Kruger/Titã de Ataque (flashback)
  4. Gross (morto no flashback)
  5. Sr. Jaeger (flashback)
  6. Mãe de Grisha (flashback)
  7. Ymir Fritz/Titã Fundador (ilustração)
  8. Demônio da Terra (ilustração)
  9. Grice (flashback)
  10. Dina Fritz (flashback)
  11. Zeke Jaeger (flashback)
  12. Restauracionista D (flashback)
  13. Tom Ksaver (flashback)
  14. Eren Jaeger
  15. Armin Arlert
  16. Mikasa Ackerman

Elenco[]

Japonês[]

Português[]

Curiosidades[]

  • Este episódio compartilha o título com o segundo episódio do anime.
  • Neste episódio, Zeke brinca com uma pelúcia de um macaco no momento em que seu pai o informa que ele se tornará um Guerreiro de Marley. Este parece ser um Easter egg prenunciando a eventual herança de Zeke do Titã Bestial. Os brinquedos de um cavalo e dois soldados caídos também são mostrados, também prenunciando seu massacre dos soldados do Reconhecimento durante a Batalha de Shinganshina.

Navegação[]

Advertisement