Ataque dos Titãs (進撃の巨人 Shingeki no Kyojin?, Também traduzido como Titã de Ataque e Ataque aos Titãs) é uma série de mangá escrita e ilustrada por Hajime Isayama. Foi publicado pela primeira vez em setembro de 2009 e é serializado na revista Kodansha Bessatsu Shōnen nos Estados Unidos e pela Panini no Brasil. Atualmente, está em seu 32º volume. Uma versão oficial em português da Panini começou a ser serializda no Brasil no dia 21 de junho de 2014.[1] Também está disponível online em plataforma de mangá da Crunchyroll, onde é consistentemente agendada para ser publicada no mesmo dia do lançamento japonês ("simulpub").

Título

O título original em japonês, "Shingeki no Kyojin", tem um duplo significado. A tradução literal do título é "Gigante(s) Avançando(s)" ou "Gigante(s) Atacante(s)", com os gigantes sendo Titãs no contexto da série. Desta forma, o título pode se referir tanto à ameaça de avanço dos Titãs quanto a um único Titã de ataque.

Desenvolvimento

Artigo Principal: Linha do tempo

Quase um século antes do início da série, uma misteriosa raça de humanóides gigantes devoradores de homens, conhecidos como Titãs, apareceu de repente e quase exterminou a humanidade. Para se proteger desta ameaça, os poucos sobreviventes construíram três Muralhas concêntricas, chamadas Maria, Rose e Sheena, e se encarceraram neste território limitado, esquecendo tudo sobre o mundo exterior e a história antes da construção das Muralhas.

No presente, um garoto chamado Eren Yeager, sua irmã adotiva Mikasa Ackerman e seu amigo Armin Arlert sonham em ver o mundo fora das Muralhas algum dia; mas sua paz é abruptamente interrompida quando um incomum Titã Colossal de 60 metros de altura e um Titã Blindado rompem a muralha externa, e Eren vê sua mãe morrendo na devastação resultante. Eren jura vingança contra os Titãs e mais tarde se alista no ramo militar, a Divisão de Reconhecimento, acompanhado por Mikasa e Armin.

Conforme a história avança, mais mistérios em torno da verdadeira origem e natureza dos Titãs, bem como a história perdida do mundo, são abordados, e o leitor gradualmente descobre que os Titãs podem não ser os verdadeiros inimigos. Eren e a Divisão de Reconhecimento se encontram como a única esperança restante para sua civilização, enquanto lutam para descobrir segredos do passado e parar as forças que querem causar a destruição da humanidade no presente e no futuro.

Capítulos e Volumes

Artigo Principal: Lista de Capítulos de Ataque dos Titãs
Artigo Principal: Arcos da história

Referências