Attack on Titan Wiki

FandomDesktop

LEIA MAIS

Attack on Titan Wiki
Advertisement
Attack on Titan Wiki

Este artigo é sobre o 64º episódio do anime Attack on Titan. Para o capítulo do mangá de mesmo nome, veja Declaração de Guerra (Capítulo).

Quote1 Se trabalharmos juntos, podemos superar qualquer obstáculo em nosso caminho! Eu quero que vocês se juntem a mim na luta contra os demônios da Ilha Paradis! Aqui e agora, como representante do governo de Marley, eu proclamo... às forças inimigas de Paradis - uma declaração de guerra! Quote2
— Willy Tybur declara guerra à Ilha Paradis

Declaração de Guerra (宣戦布告 Sensen Fukoku?) é o 5º episódio da 4ª temporada e o 64º episódio geral do anime Attack on Titan, produzido pelo estúdio MAPPA.

Resumo[]

No porão de um prédio atrás do palco, Reiner Braun se reúne com Eren Jaeger pela primeira vez em quatro anos. Ele está apavorado que Eren tenha voltado para se vingar, mas Eren está calmo e explica que ele está aqui pelo mesmo motivo que Reiner originalmente veio para a Ilha Paradis. Ele pergunta a Reiner a razão pela qual ele atacou em primeiro lugar, e entendendo seu ponto de vista, ele conclui que os dois são o mesmo. Dadas as suas situações, eles não tinham escolha, nem naquela época nem agora.

No próprio palco, Willy Tybur apresenta uma produção teatral da história de Eldia como é conhecida pelo resto do mundo, apenas para revelar que o verdadeiro fim da Grande Guerra dos Titãs foi ocasionado pelo próprio Rei Karl Fritz, que trabalhou com a família Tybur para criar a história de Helos. O rei isolou a si mesmo e seu povo na Ilha Paradis e fez uma promessa de renuncia à guerra que seria imposta aos seus sucessores, essa promessa manteve o mundo a salvo dos Titãs, exceto quando o Titã Fundador mudou de mãos e foi para Eren, que não está sujeito às mesmas restrições que os da linhagem real. Willy pede ao mundo para se unir a ele enquanto ele declara guerra a Paradis.

Sumário[]

Willy meets Kiyomi backstage

Willy se encontra com Kiyomi nos bastidores

Nos bastidores, Willy Tyber é informado de que está quase na hora de sua produção teatral começar. Ele é saudado por Kiyomi Azumabito e seus guarda-costas, e comenta que ele deve estar horrível devido ao medo do palco, mas ela diz que ele parece corajoso e todo o clã está ciente de sua bravura. Ela deseja sorte a ele, o que ele aprecia.

Em um porão mal iluminado, Eren Jaeger diz a Reiner Braun para se sentar. Eren menciona que eles podem ouvir o palco muito bem de onde estão, mesmo que o prédio esteja localizado atrás do palco. O alojamento acima deles está cheio de pessoas esperando as cortinas se abrirem. Ao dizer isso, Eren aponta diretamente para cima deles, revelando que a palma de sua mão já está ferida, para o horror de Reiner. Ele diz a Reiner para se sentar novamente, e desta vez Reiner o faz.

Em outro lugar, Kiyomi e seus guarda-costas deixam a cidade, e Karina Braun se encontra com Sr. Leonhart na platéia em frente ao palco. Eles conversam e o Sr. Leonhart menciona que ouviu que Hoover havia falecido. Karina confirma isso e diz que ele nunca deixou de dizer o quão orgulhoso estava do sacrifício de seu filho. Quando Karina começa a sugerir que o destino de Annie foi o mesmo, o Sr. Leonhart discorda, dizendo que sua filha prometeu voltar viva.

The Warriors are called

Um soldado chama os Guerreiros

Os candidatos a Guerreiros e Guerreiros ficam maravilhados com a quantidade de soldados Marleyanos estão presentes no teatro, junto com o grande número de dignitários e repórteres de todo o mundo. Pieck compara isso a estar no centro das atenções do mundo. Quando as trombetas anunciam o início da peça, um soldado se aproxima dos guerreiros dizendo que Theo Magath os chamou.

No subsolo, Falco percebe que a peça começou. Reiner pergunta a Eren por que ele está em Marley. Quando Eren responde que está aqui pelo mesmo motivo que Reiner e que não tem escolha, Reiner começa a desabar e a tremer. Eren diz a ele para ouvir a produção teatral.

Willy entra no palco e conta a história da sangrenta história do Império Eldiano. Os Eldianos governaram o mundo utilizando o Poder dos Titãs e seus Titãs mataram pessoas suficientes para ter erradicado a humanidade três vezes, exterminando numerosas etnias e culturas. A Grande Guerra dos Titãs começou quando os Eldianos ficaram sem inimigos e as famílias que possuíam oito dos poderes dos Titãs guerreavam umas contra as outras.

Helos victorious over Karl Fritz

Helos é retratado como vitorioso sobre Karl Fritz

O herói Marleyano Helos usou isso a seu favor, permitindo que seus inimigos matassem uns aos outros, e ele juntou forças com a família Tybur para forçar o rei Karl Fritz para fugir para a Ilha Paradis. No entanto, ele manteve os poderes do Titã Fundador em sua posse, junto com dezenas de milhões de Titãs prontos para pisotear o mundo. Marley enviou quatro Titãs para a ilha para tentar eliminar esta ameaça, mas eles foram derrotados e apenas o Titã Blindado retornou, mostrando que o Império Eldiano vive e passa bem.

Enquanto isso, o soldado que acompanha Pieck, Porco Galliard e Zeke Jaeger ordena que o último vá até o portão e os outros dois o sigam. Pieck sente que já o viu antes, e o soldado responde que ele veio do oeste perto de Lakua, mas não está interessado em falar com Eldianos.

Pieck greets her Panzer Unit

Pieck cumprimenta sua unidade Panzer

No caminho, Pieck avista sua Unidade Panzer, os soldados que armam as armas que ela usa no Titã Carroceiro. Ela leva um momento para cumprimentá-los com entusiasmo antes de voltar para seguir o soldado. Eventualmente, o soldado os acompanha para dentro de um edifício. Quando Galliard pergunta onde Magath está, o soldado pega uma faca e corta uma corda, disparando um alçapão, prendendo Pieck e Galliard no subsolo.

No porão, Falco Grice está confuso sobre o medo de Reiner por Eren, já que eles deveriam ser amigos, e se pergunta há quanto tempo eles poderiam ter se conhecido. Se fosse há mais de quatro anos, eles teriam se conhecido na Ilha Paradis, e Falco não gosta de onde essa linha de pensamento o leva.

No palco, Willy deixa de contar a história estabelecida conhecida pelo resto do mundo, para a verdade transmitida através das memórias herdadas pelo Titã Martelo de Guerra da família Tybur. Ao invés de Helos ou os Tyburs, Karl Fritz foi quem terminou a guerra e salvou o mundo.

Karl Fritz conspires with the Tybur family

Karl Fritz conspira com a família Tybur

Chocado com a violência, o rei teve pena de Marley e se aliou à família Tybur e fabricou um herói, Helos. O rei então moveu o maior número possível de Eldianos para a ilha e fechou os portões. Embora o rei tenha ameaçado libertar milhares de Titãs se a paz da ilha fosse perturbada, na prática ele fez uma promessa de renunciar à guerra para que sua ideologia fosse carregada por seus sucessores. Mas se chegasse o dia em que Marley viria por sua vida ou pelo Titã Fundador, ele aceitaria, acreditando que os pecados dos Eldianos nunca poderiam ser expiados.

Enquanto isso, longe do teatro, Magath recebe um relatório de que os guerreiros e os soldados enviados para buscá-los desapareceram. Ele tem uma equipe de busca para procurá-los e se pergunta se já começou.

Abaixo do alçapão, Galliard se pergunta em voz alta sobre o buraco em que ele e Pieck se encontram e Pieck suspeita que foi criado para conter Guerreiros, sendo muito apertado para eles se transformarem sem serem esmagados até a morte.

Willy describes how Eren could unleash the Titans

Willy descreve como Eren poderia libertar os Titãs

A multidão murmura enquanto absorve a história de Willy e ele continua explicando que houve um levante na Ilha Paradis e o Titã Fundador foi roubado, minando o desejo de paz de Karl Fritz. Há uma nova ameaça para o mundo: Eren Jaeger. O voto de guerra evita que a linhagem real use totalmente o Titã Fundador, mas esta restrição não se aplica a Eren, que é capaz de ativar milhões de Titãs Colossais a qualquer momento. Se esse estrondo acontecesse, não haveria nada que o mundo pudesse fazer.

No porão, Eren pede desculpas a Falco que está horrorizado e explica que as cartas que ele enviou foram para seus companheiros. Ele diz a Reiner que é como Willy descreve. Ele é o bandido que pode destruir o mundo, mas também se lembra de quando, sob sua perspectiva, Reiner e seus amigos também eram os bandidos. Ele pergunta a Reiner por que sua mãe foi comida por um Titã e questiona por que ele quebrou a Muralha.

Reiner revela que foi para se infiltrar nas Muralhas aproveitando o caos. Ele queria ver como o Rei reagiria e, finalmente, retomar o Fundador para salvar o mundo. Eren aparentemente concorda com seu raciocínio, e Reiner pergunta se ele veio para "fazer vocês sofrerem e morrerem da pior maneira possível", como ele havia dito na ilha.

Eren talks about his experiences in Marley

Eren fala sobre suas experiências em Marley

Eren parece quase desapontado com o passado e diz que enquanto ele inicialmente viu que todos do outro lado do mar era seu inimigo, ele agora entende o ponto de vista de Reiner, tendo vivido e compartilhado comida com seus inimigos assim como Reiner havia feito. Ele viu que existem pessoas boas e más tanto dentro das Muralhas quanto do outro lado do mar, mas Reiner foi ensinado desde a infância que as pessoas dentro das Muralhas eram demônios, e quando criança ele não poderia ter feito nada a respeito.

Reiner desaba e exclama que Eren está errado. Ele conta a ele sobre como forçou Bertholdt e Annie a continuar com sua missão após a morte de Marcel Galliard; tudo porque ele queria ser respeitado e visto como um herói, então é sua culpa que a mãe de Eren foi comida. Ele pede a Eren para matá-lo.

Enquanto isso, Willy admite que se ressentia de seu próprio sangue e esperava a extinção dos Eldianos, mas, inversamente, ele não quer morrer, porque nasceu neste mundo. Ele reconhece as diversas raças e nações na platéia e pede que se unam contra o inimigo. Ele acredita que se eles trabalharem juntos, eles podem superar qualquer obstáculo.

The Attack Titan crushes Willy

O Titã de Ataque esmaga Willy

Ouvindo os aplausos, Eren se levanta e conclui que ele e Reiner são o mesmo. Ele estende a mão ferida para Reiner e o ajuda a se levantar. Eren pensa que eles nasceram assim e passa a dizer que continuará avançando até que seus inimigos sejam destruídos. Ao dizer isso, ele começa sua transformação em Titã na frente do aterrorizado Reiner. Reiner se vira e agarra Falco para protegê-lo.

Assim que Willy grita sua declaração de guerra contra a Ilha Paradis, o Titã de Ataque emerge do prédio atrás dele e o esmaga com sua mão.

Informações Disponíveis ao Público[]

ACPAI64

Operação de Recuperação do Fundador na Ilha Paradis[]

Operação realizada sob o comando de Theo Magath, do Esquadrão de Guerreiros no ano de 850. Foram quatro escolhidos para o Esquadrão de Guerreiros: Marcel Galliard, Reiner Braun, Bertholdt Hoover e Annie Leonhart. O objetivo dessa operação era recuperar o Titã Fundador escondido na Ilha Paradis e levá-lo de volta para Marley. Cinco anos depois do começo da operação, dentre os guerreiros infiltrados, dois foram capturados pelo inimigo e um morreu. A prisioneira que herdou o Titã Mandíbula foi levada para o país e morreu. No fim, do Esquadrão de Guerreiros, apenas Reiner Braun retornou.

  1. Reiner Braun
  2. Bertholdt Hoover (flashback)
  3. Annie Leonhart (flashback)
  4. Falco Grice
  5. Eren Jaeger
  6. Willy Tybur (morto)
  7. Kiyomi Azumabito
  8. Karina Braun
  9. Sr. Leonhart
  10. Koslow
  11. Theo Magath
  12. Calvi
  13. Pieck
  14. Zofia
  15. Zeke Jaeger
  16. Gabi Braun
  17. Colt Grice
  18. Udo
  19. Porco Galliard
  20. Yelena
  21. Carlo
  22. Karl Fritz (flashback)
  23. Uri Reiss (flashback)
  24. Kenny Ackerman (flashback)
  25. Dina Fritz (flashback)
  26. Carla Jaeger (flashback)
  27. Hannes (flashback)
  28. Ogweno
  29. Nâmbia

Elenco[]

Japonês[]

Navegação[]

Advertisement