Attack on Titan Wiki

FandomDesktop

LEIA MAIS

Attack on Titan Wiki
Advertisement
Attack on Titan Wiki

Este artigo é sobre o 59º episódio do anime Attack on Titan. Para o capítulo mangá de mesmo nome, veja Para o Outro Lado da Muralha.

Quote1 Se matarmos todos os nossos inimigos que estão do outro lado, nós... Poderemos ser livres? Quote2
— Eren Jaeger, olhando para o mar pela primeira vez.

Do Outro Lado das Muralhas (壁の向こう側 Kabe no Mukougawa?) é o 22º episódio da 3ª temporada e o 59º episódio geral do anime Attack on Titan anime, produzido pela Wit Studio e Production I.G.

Resumo[]

O governo real decide divulgar as informações contidas nos diários de Grisha Jaeger para o público em geral, causando um certo caos à medida que as pessoas tentam aceitar a notícia. Alguns não. No entanto, o progresso em matar Titãs com o Carrasco do Inferno continua até que não sobre nenhum, e os refugiados são autorizados a se reinstalar na Muralha Maria.

Um ano após o ataque ao Distrito de Trost e seis anos após a queda da Muralha Maria, o reconhecimento consegue lançar uma expedição além da Muralha Maria para explorar as terras do lado de fora. Eles veem a muralha onde os Restauracionistas foram transformados em Titãs e, por fim, chegam ao mar; um corpo de água salgada tão vasto que se estende até o horizonte. A maioria dos soldados ficam felizes em brincar na água, mas Eren Jaeger fica pensativo, sabendo que essa visão - que ele tanto desejou e idealizou como um símbolo de liberdade - na realidade não oferece liberdade alguma, mas que o outro lado do mar é onde estão seus verdadeiros inimigos.

Sumário[]

The military convenes over Grisha's journals

Os militares reúnem-se sobre os diários de Grisha Jaeger

Os militares discutem os fatos revelados nos diários de Grisha Jaeger e o Regimento da Polícia Militar é amplamente contra o compartilhamento de seu conteúdo com a população em geral das Muralhas. No entanto, Dot Pyxis aponta que isso os tornaria iguais aos Reis anteriores, garantindo que a população permanecesse dócil e ignorante. A Rainha Historia Reiss decide que eles anunciarão a verdade, argumentando que eles simplesmente retornarão as memórias que o Rei Reiss tirou. Todas as pessoas das Muralhas terão o mesmo destino, então ela quer que eles se unam.

Enquanto a notícia se espalha, Hange Zoë e Levi Ackerman se encontram com Roy e Peaure, que estão tentando digerir a verdade que o resto da população está aprendendo agora. Peaure está preocupado que eles sejam invadidos em um futuro próximo por um inimigo que deseja obter suas terras e recursos, e que seu ataque na verdade começou há cinco anos com a chegada do Titã Colossal. Roy está mais preocupado com a credibilidade das informações do Reconhecimento, mas Hange acha que é consistente com o que eles já sabem.

Hange and Levi have tea with the reporters

Hange e Levi tomam chá com Roy e Peaure

De acordo com Roy, as reações da população em geral foram generalizadas; algumas pessoas aceitam, outras não, e outras pensam que é uma conspiração. A situação dentro das Muralhas agora é caótica. Hange é compreensiva, mas reconhece que é função do Reconhecimento é relatar suas descobertas e que cabe aos contribuintes decidir o que fazer com isso, e isso é uma coisa que eles estão fazendo melhor do que o rei anterior. Roy acha isso admirável, o que envergonha Hange. Levi pede que ele escreva um artigo que dê um tapinha nas costas deles na próxima vez.

Mais seriamente, Roy se pergunta o que será deles agora que o resto do mundo os vê como costumavam olhar para os Titãs.

Em uma cerimônia militar, Hitch Dreyse cumprimenta vários dos soldados sobreviventes, chamando-os de heróis das Muralhas. Eles ficam surpresos ao vê-la e Jean Kirschtein tenta dizer a ela algumas palavras reconfortantes sobre Marlo Freudenberg, dizendo que ele foi corajoso até o fim. Ele encoraja Floch a corroborar, mas embora Floch reconheça que Marlo foi uma inspiração em seus momentos finais, ele suspeita que Marlo deve ter se arrependido de suas escolhas no final.

Floch tells truths no one wants to hear

Floch conta verdades que ninguém quer ouvir

Chateada, Hitch vai embora, dizendo que vai rir se Floch estragar a cerimônia. Jean repreende Floch por suas observações insensíveis, mas Floch defende suas ações, dizendo que alguém tem que dizer a verdade. É a mesma coisa que a escolha entre salvar Erwin Smith e Armin Arlert. Floch diz a Armin que ele acredita que o comandante deveria ter sido salvo, e ele não é o único, alegando que a maioria das pessoas que leram o relatório do Reconhecimento concorda com ele.

Eren Jaeger tenta defender Armin, perguntando a Floch o que ele sabe sobre ele, mas Floch explica que é por isso que ele não confia em sua escolha. Ele não conhece Armin e não é amigo de infância de Armin. Floch acredita que Armin só foi salvo porque Eren, Mikasa Ackerman e Levi permitiram que seus sentimentos interferissem. Eren começa a agravar a situação, dizendo a Floch para calar a boca, mas Floch se recusa a recuar e acusa Eren de pensar que ele está sempre com a razão, e é por isso que ele nunca desiste. Quando Mikasa tenta acalmar Eren, Floch elogia Mikasa por agir mais como um adulto em comparação com Eren, porque pelo menos ela desistiu no final; esta afirmação e compreensão chocam Mikasa e fazem com que ela recue.

Jean asks Floch not to argue at a funeral

Jean diz a Floch para não discutir em um funeral

Jean separa os dois antes que o confronto possa ir mais longe e pede a Floch para não fazer isso em um funeral de seus companheiros mortos e Conny Springer tenta acalmar a situação afirmando que desenterrar o passado não ajudará, mas Floch não satisfeito, e aponta que, embora Jean e Conny possam não ter agido contra seus superiores, eles não fizeram nenhum esforço para realmente parar Eren e Mikasa; tudo o que fizeram foi assistir e essa percepção chocou os dois. Ele pergunta por que eles estão ganhando medalhas e para quem é realmente esse funeral. Floch quer que os soldados digam a verdade antes que mais recrutas como ele sejam alistados. Ele entende que alguém como ele é dispensável, mas ainda acredita que tem o direito de chamá-lo como ele o vê e de decidir se vale a pena morrer por essa causa.

Armin calmamente concorda com Floch, e que Erwin deveria ter sobrevivido. Eren tenta trazer o ânimo de Armin falando sobre o que está além das Muralhas; coisas como o mar, a água ígnea e terras de gelo. Ele começa a dizer que além das muralhas está a liberdade, mas para abruptamente quando as memórias de seu pai voltam a ele e ele se lembra do que aconteceu com Fay. Levi então interrompe e diz ao seu esquadrão que é hora de alinhar.

The surviving Scouts line up before Historia

Os escoteiros sobreviventes se alinham antes de Historia

Os nove soldados sobreviventes se ajoelham diante de Historia, que presenteia cada um deles com uma medalha. Enquanto ela os entrega, Eren se pergunta o que eles realmente encontraram no porão, se foi esperança ou desespero. Ele sabe que poderia sacrificar sua própria vida se isso fizesse diferença, mas não pode fazer o mesmo com Historia. Eren não sabe o que fazer, nem sente que pode falar sobre isso com ninguém.

Depois que Historia coloca sua medalha em seu pescoço, ele beija a mão dela, desencadeando outra lembrança de seu pai. Ele vê a Família Reiss na Capela Subterrânea enquanto Grisha anuncia que ele é um Eldiano que veio de fora das Muralhas. Grisha pede ao Rei das Muralhas para matar os Titãs que os atacam antes que ele perca sua esposa e filhos e o resto do povo das Muralhas seja morto. Eren cambaleia ao ver a memória e Historia e os outros soldados percebem que algo está errado.

O tempo passa e, quando chega o inverno, e o Carrasco do Inferno que esmaga os Titãs fora do Distrito de Trost fica em silêncio. Na primavera, os militares anunciam que os Titãs de dentro da Muralha Maria foram eliminados e, um ano após o ataque a Trost, os refugiados têm permissão para voltar para casa. Agora, seis anos completos após a primeira aparição do Titã Colossal, o Reconhecimento finalmente pode explorar as terras fora da Muralha Maria.

Eren touches the immobile Titan

Eren toca o Titã imóvel

Como Hange suspeitou, quase todos os Titãs se mudaram para dentro da Muralha Maria quando tiveram a chance, então a terra lá fora está praticamente desprovida deles. Mas, enquanto cavalgam, um sinalizador é disparado, colocando o regimento em alerta. Quando eles chegam, o Titã está praticamente imóvel devido ao tamanho de seus membros. Eles podem ver o rastro que ele fez, mas seu movimento foi tão lento que grama e pequenos brotos cresceram no sulco atrás dele. Eren caminha até ele sem medo e toca sua cabeça. Ele permite que todos saibam que foi um patriota que foi enviado para o paraíso. Ele diz a eles para continuarem, e que eles estão próximos. Floch observa que eles deveriam matar o Titã.

Os soldados deixam o Titã sem matá-lo e seguem sua trilha até chegarem às dunas de areia da memória de Grisha. Lá eles veem a muralha onde os Restauracionistas foram empurrados e transformados em Titãs. Hange os conduz ao redor dela, levando-os a um mirante com vista para o mar. Todos eles ficam surpresos ao ver um corpo d'água que se estende até o horizonte.

Eles descem até a costa, onde Armin avista uma concha. Conny joga água em Sasha Braus enquanto Jean reclama do quão salgada ela é. Hange fica surpreso ao ver que todo o mar é composto de água salgada e vê algo de que Levi os avisa, sob a suspeita de que possa ser venenoso. Até Mikasa sorri ao se acostumar a ficar de pé na arrebentação.

Eren, Armin, and Mikasa at the sea

"Se matarmos todos os nossos inimigos que estão do outro lado, nós... Poderemos ser livres?"

Encantado, Armin diz a Eren que é exatamente como ele disse; o mar é um lago salgado que os mercadores poderiam passar toda a vida colhendo e ainda assim não obter todo o sal. Os sonhos de Armin sobre o mundo exterior não eram todos infundados. Eren, no entanto, está pensativo. Ele lembra que costumava acreditar que do outro lado da Muralha, eles encontrariam a liberdade. Mas agora, tendo explorado além das Muralhas e visto as memórias de seu pai, tudo em que Eren consegue pensar são os inimigos que os aguardam.

Eren aponta para a distância e pergunta, cansado: Se eles matarem todos os seus inimigos do outro lado do oceano, eles serão finalmente livres?

Informações Disponíveis ao Público[]

ACPAI59

Desejos para o futuro[]

Nós entendemos que somos o "povo do diabo" odiados por todo mundo. Eles, o povo do mundo, desejam erradicar á nos, os "Súditos de Ymir". Mas não tem motivo para ficarmos só sentados esperando. Enquanto houver vida, temos o dever de continuar vivendo. Não podemos parar com nossos esforços para resistir. No entanto, será que a única forma de alcançar esse fim é uma demonstração de poder de modo a causar terror ao mundo? Será que não existe outra forma além de mostrar o Poder dos Titãs, o poder que os faz nós chamarmos de diabos? Será que é um delírio pensar que poderíamos sentar na mesma mesa e discutir o futuro? Será que o povo no mundo não é mesmo capaz de se respeitar e conversar? Agora, ainda que eu ache que é um idealismo vazio, eu quero pensar mais. Não quero fugir da razão. Essa é a obrigação que acredito que tenho ônus de seguir.

  1. Eren Kruger/Titã de Ataque (flashback)
  2. Grisha Jaeger/Titã de Ataque (flashback)
  3. Keith Sadies (flashback)
  4. Eren Jaeger/Titã de Ataque
  5. Dot Pyxis
  6. Gustav
  7. Dhalis Zachary
  8. Historia Reiss
  9. Hange Zoë
  10. Armin Arlelt
  11. Floch Forster
  12. Levi Ackerman
  13. Mikasa Ackerman
  14. Jean Kirschtein
  15. Conny Springer
  16. Nile Dawk
  17. Peaure
  18. Roy
  19. Sasha Braus
  20. Hitch Dreyse
  21. Marlo Freudenberg (flashback)
  22. Fay Jaeger (corpse, flashback)
  23. Ulklin Reiss (flashback)
  24. Dirk Reiss (flashback)
  25. Frieda Reiss (flashback)
  26. Abel Reiss (flashback)
  27. Rod Reiss (flashback)
  28. Florian Reiss (flashback)
  29. Sra. Reiss (flashback)

Elenco[]

Japonês[]

Português[]

Curiosidades[]

  • Hajime Isayama consultou os diretores e a equipe de animação para este episódio, dando-lhes sugestões de como retratar a chegada dos soldados do reconhecimento ao oceano e como encerrar a cena.

Navegação[]

Advertisement