Attack on Titan Wiki

FandomDesktop

LEIA MAIS

Attack on Titan Wiki
Advertisement
Attack on Titan Wiki

Marley (マーレ Māre?) é uma nação localizada além das Muralhas e do outro lado do mar da ilha Paradis. Marley já foi conquistado por Eldia nos tempos antigos, mas durante a Grande Guerra dos Titãs, os Marleyanos se levantaram e subjugaram o território de Eldia, exceto a Ilha Paradis. Nos últimos anos, Marley sustenta seu poder global usando o poder dos Titãs, enquanto tenta tomar a Ilha Paradis para capturar o Titã Fundador e os recursos naturais da ilha.[1]

Marley serve como o principal antagonista dos Eldianos dentro das Muralhas e foram os que encheram a Ilha Paradis com Titãs.

História[]

Ymir Fritz and the Devil of All Earth

Ymir obtendo o poder dos Titãs de acordo com os livros de história de Marley

Marley foi uma nação poderosa nos tempos antigos; no entanto, isso mudou há mais de 1.800 anos quando Ymir Fritz ganhou o poder dos Titãs. Quando Ymir faleceu, sua "alma" foi dividida nos Nove Titãs que foram herdados por nove de seus Súditos que construíram o Império Eldiano. Usando os Titãs, os Eldians travaram uma guerra contra Marley e muitas outras nações, destruindo-os totalmente e obtendo domínio completo sobre o continente. Este é considerado o início da Idade das Trevas.[1]

Ao longo de um período não especificado de tempo, Marley gradualmente ganhou o controle do continente que já foi governado por Eldia até que apenas a ilha Paradis permaneça como território do Rei Fritz. No ano 743, o Rei Fritz moveu o máximo de Eldianos que pôde para a ilha Paradis e usou o Titã Fundador para guiar um grande número de Titãs das Muralhas em o levantamento de três Muralhas concêntricas ao redor do território remanescente de Eldia. A fim de forçar a paz entre Eldia e Marley, o Rei Fritz deu o ultimato de que qualquer outro ato de guerra contra Eldia seria recebido com a libertação dos incontáveis Titãs dentro das Muralhas. Com isso, a Grande Guerra dos Titãs terminou.[1]

Após o colapso do Império Eldiano, os Eldianos restantes do continente seriam então forçados a zonas de internamento, onde seriam tratados como cidadãos de segunda classe. A nação de Marley então utilizaria os poderes dos Titãs para se tornar a maior superpotência do mundo.[1]

Warrior program announcement

Autoridades marleyanas anunciando o programa de candidatos a guerreiros para a população de Eldia

Marley mais tarde reconheceria que o Poder dos Titãs não seria suficiente para manter sua posição como líder do mundo em uma época em que o poder militar é sustentado por combustível e começou a voltar sua atenção para a ilha Paradis, que teria grandes quantidades de fósseis combustíveis. No entanto, a ilha também é o lar dos remanescentes do antigo império de Eldia, governado pela família Fritz que possuía o Titã Fundador.[1]

Em 832, a Serviço de Segurança Pública de Marley conseguiu capturar e dissolver os Restauracionistas com a ajuda do jovem Zeke Jaeger, que denunciou seus pais.[1]

Sociedade[]

Tecnologia[]

Marleyan automobile

Automóvel Marleyano movido a diesel

Enquanto o desenvolvimento tecnológico na ilha Paradis esteve estagnado por um século devido às políticas de isolamento do Rei Reiss, as outras nações do mundo já progrediram muito além disso. No início da vida adulta de Grisha, Marley alcançou a idade moderna e possuía tecnologias como dirigíveis, primeiros carros e aviões, eletricidade e fotografias.[1]

Minoria Eldianas em Marley[]

Os distritos de concentração[]

Liberio ghetto

Portão principal do distrito de concentração Liberio

Após a Grande Guerra dos Titãs, a maioria dos Eldianos que ficaram presos no continente foram deixados à mercê de uma implacável nação Marleyana, que, no entanto, estavam cientes do potencial militar de sua característica genética. Para explorá-la, os Eldianos foram segregados do resto da população em áreas designadas, como a zona de internamento do Libério, sob a vigilância da Segurança Pública de Marley.

Para justificar sua exploração, Marley doutrinou seus cidadãos e Eldianos com uma história revisada que demonizou o último grupo. Como resultado, a população Marleyana viu os Súditos de Ymir como maus devido ao acordo de seu ancestral Ymir Fritz com o "Diabo de Toda a Terra".

Eldians suffering abuse from Marleyan citizens while doing labor

Eldianos sofrendo abuso de cidadãos marleyanos durante seu trabalho

Em comparação com a sociedade Marleyana além da cerca, a vida dentro das zonas de internamento é sem brilho, mas não marcada pela pobreza. Por exemplo, a família Jaeger conseguia ganhar a vida trabalhando como médica, uma profissão respeitável. No entanto, eles têm que suportar abusos das autoridades de Marley de vez em quando, que são ocasionalmente letais, como evidenciado pelo assassinato de Fay Jaeger. O movimento de entrada e saída dos guetos também é restrito, com o portão principal do campo aberto apenas em um determinado horário do dia. É necessário apresentar uma licença para obter passagem.

Curiosidades[]

  • O nome original em japonês para Marley (マ ー レ Māre ) tem uma forte semelhança na pronúncia com a palavra latina "maré", que significa "mar".
  • A política de Marley de segregar os Eldianos em guetos é paralela à política nazista antijudaica. Da mesma forma, muitos Marleyanos e eldianos nomeados têm nomes germânicos.
  • A história dos Marleyanos e Eldianos também é comparável com a das populações de Hutu e Tutsi em Ruanda. Em 1700, a população de Ruanda se aglutinou em cerca de oito reinos, dos quais o Reino Tutsi de Ruanda tornou-se dominante e oprimiu os Hutu, alimentando um relacionamento difícil entre as duas raças que durou séculos. Em 1994, durante a Guerra Civil de Ruanda, o então governo de maioria hutu perpetrou um genocídio contra os tutsis que resultou no extermínio de cerca de 70% da população tutsi ao longo de cem dias.
  • Como Isayama é japonês, a exploração do governo de Marley de antigos rancores para fins expansionistas pode ter sido inspirada pelo sentimento anti-japonês na China e na Coreia, onde a memória da Segunda Guerra Sino-Japonesa entre 1937 e 1945 e o período sob o domínio japonês regra entre 1910 e 1945 é mantida viva pelo governo para fins nacionalistas. A diferença de tamanho da massa de terra entre Marley e a Ilha Paradis também lembra a China e o Japão.
    • As alterações de memória das pessoas na Ilha Paradis para fazê-los esquecer o passado podem ter sido inspiradas pelas próprias tentativas do governo japonês de minimizar e negar os crimes de guerra do Japão Imperial.

Referências[]

Advertisement