Attack on Titan Wiki

FandomDesktop

LEIA MAIS

Attack on Titan Wiki
Advertisement
Attack on Titan Wiki

Este artigo é sobre o 70º episódio do anime. Para o 95º capítulo do mangá, veja Mentiroso.

Quote1 Diga-me. O que exatamente minha mãe fez? O que ela fez para ser tão odiada? Quote2
— Kaya pergunta a Gabi Braun e Falco Grice por que sua mãe teve que ser comida por um Titã

Mentiroso (偽り者 Itsuwari Mono?) é o 11º episódio da 4ª temporada e o 70º episódio geral do anime Attack on Titan, produzido pelo estúdio MAPPA.

Resumo[]

Gabi Braun e Falco Grice escapam da prisão e se refugiam com a família Braus, que os aceita como um par de fugitivos. Kaya, uma das órfãs que mora e trabalha com eles, sabe que os dois são na verdade de Marley e os leva para onde sua mãe foi morta por um Titã quatro anos atrás. Ela pergunta a eles o que sua mãe fez para merecer uma morte tão horrível, e é incapaz de aceitar a retórica de Gabi sobre a necessidade de pagar pelos pecados dos Eldianos cometidos há muito tempo atrás. Falco explica que sua mãe foi vítima das circunstâncias durante uma missão anterior e depois de chegar a um acordo com isso, Kaya se oferece para levá-los para conhecer um Marleyano no restaurante que a família Braus vai, na esperança de encontrar uma maneira de levar Gabi e Falco para casa.

Em outro lugar, Hange Zoë é forçada a lidar com a insubordinação quando Floch Forster e três outros membros da Divisão de Reconhecimento são pegos vazando informações sobre a prisão de Eren Jaeger. Em Marley, os militares Marleyanos perceberam que Zeke Jaeger fingiu sua morte e provavelmente ficou do lado da Ilha Paradis. Em vez de esperar seis meses por uma ofensiva global, Reiner Braun sugere que eles façam um ataque surpresa antes que Zeke possa apresentar um plano defensivo.

Sumário[]

Gabi feigns being sick

Gabi finge estar doente

Em sua cela, Gabi Braun finge estar doente, então os gritos de preocupação de Falco Grice atraiem um guarda da Guarnição para olhar ela. Quando o guarda se aproxima, Gabi o ataca de repente, batendo em sua cabeça com um tijolo envolto em pano. Falco expressa dúvidas sobre a fuga, mas Gabi acredita que ficar resultará na morte deles.

Em Marley, Reiner Braun acorda em um hospital com Pieck e Porco Galliard ao lado de sua cama. Ele pergunta onde estão Gabi e Falco.

Depois de correr a noite toda, Gabi e Falco fazem uma pausa perto de um rio. Falco sugere que Gabi tire a braçadeira para evitar se destacar, mas ela diz que nenhuma pessoa comum sabe o que isso significa. Falco está preocupado com o que os soldados farão, e eles já não sabem se conseguirão voltar para casa. No entanto, Gabi não se importa, planejando apenas chegar longe o suficiente para obter respostas de Zeke Jaeger antes de ser morta.

Gabi asks Falco why he followed her

Gabi pergunta a Falco por que ele a seguiu

Ela diz a Falco que ele não precisa segui-la. Ele concorda e arranca sua braçadeira, levando Gabi a derrubá-lo no chão para exigi-la de volta. Ela sente que a braçadeira a marca como uma boa Eldiana e sem ela ela é o mesmo que os "demônios da ilha." Ela pega a braçadeira de volta e, em lágrimas, pergunta a Falco por que ele veio com ela para a aeronave.

Antes que ele pudesse responder, eles são interrompidos pela chegada de Kaya que pergunta de onde eles vieram tão cedo pela manhã. Gabi diz que eles fugiram de casa quando ela pegou uma pedra para jogar, mas Kaya aceita sua resposta e os convida para comer em sua casa.

Quando eles chegam na casa rural onde mora Kaya, ela pede que esperem do lado de fora. Gabi percebe os cavalos encurralados nas proximidades e sugere fugir em um antes que os soldados os alcancem. Ela também não quer comer ao lado de "demônios", mas Kaya rapidamente os chama e Falco diz a Gabi para deixá-lo falar.

Artur Braus welcomes Gabi and Falco

Artur Braus dá as boas-vindas a Gabi e Falco

Falco os apresenta à família Braus como irmãos Ben e Mia e se oferece para trabalhar se a família permitir que eles fiquem por alguns dias. Artur Braus dá as boas-vindas e diz que não há necessidade de se curvarem. Eles podem ficar o tempo que quiserem e ele os convida para o café da manhã.

Eles se sentam e Lisa Braus tenta dar um tapinha na cabeça de Gabi, apenas para Gabi afastar seu braço em horror. Embora as outras crianças na mesa estejam chocadas, Lisa pede desculpas, dizendo que Gabi deve ter passado por muita coisa. Falco também se desculpa e come seu café da manhã na tentativa de quebrar a tensão. Ele tenta fazer Gabi comer também, e ela relutantemente dá uma mordida.

No porto, Kiyomi Azumabito parabeniza Darius Zachary pelo sucesso do ataque militar a Liberio. Ela trouxe consigo uma nave de observação; o primeiro barco voador do mundo movido por Gelo explosivo.

Roy appeals to Hange

Roy apela para Hange

Fora do quartel-general dos militares, membros do público, incluindo Flegel Reeves, perguntam Hange Zoë sobre rumores de que Eren Jaeger e os Voluntários Anti-Marley foram detidos. Eles também perguntam sobre as ordens para evacuar o Distrito de Shiganshina. Hange põe de lado suas perguntas, encaminhando-as para a Polícia Militar, mas Peaure insiste que todos os Eldianos devem ter voz na forma como Eren é tratado, dado como ele garantiu uma vitória para eles. Da mesma forma, Roy lembra Hange de sua pressão para que as pessoas comuns se envolvam durante o golpe de estado. Ele pergunta se eles mudaram de opinião.

Frustrado, Hange diz que a situação mudou agora que as Muralhas estão abertas e empurra Peaure para fora do caminho. Flegel diz que entende a situação de Hange e pede que olhem em seus olhos e digam que ele pode confiar neles. Hange olha por cima do ombro e diz a ele que isso é pelo povo Eldiano, antes de entrar no portão.

Lá dentro, Hange se encontra com os membros da Divisão de Reconhecimento que vazaram a informações sobre a prisão de Eren. Floch Forster diz que eles fizeram isso porque Eren não fez nada de errado e deveria ser libertado. Ele vê Eren como um salvador, mas Hange não acredita que o Estrondo é uma medida de segurança garantida.

Floch argues for Eren's release

Floch defende que Eren deve ser solto

Implacável, Floch pressiona pela libertação de Eren, dizendo que sua vitória será desperdiçada se eles perderem tempo. Hange considera que Floch pode estar certo, mas eles não vão tolerar desobediência e planeja julgá-lo e seus colaboradores por vazamento de informações. Os quatro dissidentes estão confinados.

Ao saírem, Hange se lembra do papel de Djel Sannes como parte da secreto Polícia do Interior, e seu aviso sobre como outra pessoa eventualmente tomará seu lugar. A ideia de estar em sua posição irrita Hange e eles saem da sala para fazer mais investigações.

De dentro de sua cela, Louise, um membro do Reconhecimento dissidentes, pergunta a Mikasa Ackerman se ela mesma já esteve nesta cela. Quando Mikasa responde negativamente, Louise fica brevemente desapontada, mas se anima e diz que não se arrepende do que fez. As regras não importam se eles vencerem.

Louise asks Mikasa why she joined the Scouts

Louise pergunta a Mikasa por que ela se juntou ao Reconhecimento

Quando Mikasa não se comove, Louise diz a ela que ela ainda é a mesma pessoa que foi salva naquele dia. Ver Mikasa matar um Titã fez Louise perceber que ela não pode proteger as coisas sem poder, e ela queria se aproximar de Mikasa desde aquele dia. Ela pergunta a Mikasa por que ela se juntou ao Reconhecimento e começa a sugerir que se fosse por Eren, ela deveria estar interessada em libertá-lo, mas Mikasa diz a ela para manter a boca fechada e começa a se afastar. Ela olha para trás, porém, para ver Louise saudando-a, e a visão traz uma dor de cabeça e memórias de quando Eren a resgatou quando criança.

Em outro lugar, Dot Pyxis se encontra com Yelena. Ele menciona um evento há dez meses, quando houve uma celebração pela abertura da ferrovia em Trost. Naquela época, o guarda que a observava mudou para Floch e ele a acompanhou até seu alojamento. Agora Floch foi detido por vazar informações. Ao mesmo tempo, Eren começou a fazer seus próprios movimentos.

Nos estábulos Braus, Gabi e Falco limpam os estábulos quando Gabi é mordida na cabeça por um cavalo. Falco duvida que haja um cavalo que a deixaria montá-lo, e ela retruca que não foi treinada para cavalgar de qualquer maneira. Gabi não gosta de ficar aqui porque acha que não vão aprender nada, mas Falco acha que é melhor do que ficar perambulando. Eles podem esperar por ajuda, pois ele acredita que eventualmente o mundo exterior irá atacar a ilha.

Falco notices the age of the workers

Falco nota a idade dos trabalhadores

Kaya os chama para almoçar e diz que aprendem rápido. Quando Falco pergunta, ela explica que a razão de tantos trabalhadores aqui serem jovens é porque são todos órfãos, tendo perdido seus pais há quatro anos. Gabi aproveita para dizer que Kaya não aceitou sua culpa e pergunta se ela esqueceu as atrocidades cometidas pelo povo da ilha.

Falco tenta fazer Gabi parar de empurrar o assunto enquanto Kaya pergunta se é isso que eles ensinam em Marley. Assustado, Falco pergunta como ela sabe e Kaya diz que eles estão gritando em voz alta. Gabi agarra um forcado e se prepara para atacar Kaya quando Falco intervém, tentando fazê-la parar. Quando outros fazendeiros notam os dois lutando, Kaya os cobre, dizendo que "Mia" está com ciúmes e pensa que Kaya está tentando roubar seu irmão.

Quando Falco pergunta por que ela os ajudou, Kaya os leva para a aldeia que costumava ser sua casa. Quatro anos atrás, os aldeões fugiram dos Titãs, deixando para trás sua mãe, que não podia correr. Ela mostra a Gabi e Falco onde ela se sentou e ouviu sua mãe ser comida viva. Kaya sabe que o mundo exterior considera as pessoas da ilha "demônios", mas não entende por que são tão odiadas. Ela pergunta aos dois o que sua mãe fez para merecer isso.

Gabi tries to explain Eldian sins to Kaya

Gabi tenta explicar os pecados do povo Eldiano para Kaya

Gabi começa a história de como os Eldianos governaram o mundo e massacraram pessoas por milhares de anos, mas Kaya aponta que sua mãe nasceu e foi criada na ilha e nunca fez nada disso. Quando Kaya continua insistindo sobre o povo Eldiano do presente contra os do passado, Gabi traz à tona o recente ataque ao Liberio, mas Kaya diz que como sua mãe morreu há quatro anos, isso também não pode ser culpa dela.

Kaya fica mais angustiada porque o fanatismo de Gabi é incapaz de fornecer uma razão para a morte de sua mãe que não esteja ligada ao pecado herdado até que Falco finalmente explica que sua mãe foi vítima de um reconhecimento de força como parte de uma encenação para um ataque maior. Ele diz que a mãe dela não fez nada de errado e pede desculpas.

Quando Kaya chega a um acordo com isso, Gabi critica Falco por vazar segredos para o inimigo. Kaya agradece a informação e acha estranho que ele peça desculpas por Marley, já que ele não tem culpa de nascer lá. Ele pergunta a ela como ela sobreviveu ao ataque do Titã e ela explica que uma garota agarrou um machado e começou a atacar o Titã, permitindo que ela escapasse.

Kaya diz a eles que sua família foi convidada para ir a um restaurante onde um Marleyano trabalha. Se eles vierem, talvez consigam encontrar um caminho de casa. Quando Gabi pergunta por que os ajudaria, ela diz que quer se tornar uma pessoa como aquela garota.

Magath briefs the Warriors

Magath informa os guerreiros

De volta a Marley, o Exército conclui sua investigação do cadáver do Titã Bestial e descobre que eles encontraram apenas restos parciais de Zeke, especificamente seu braços e pernas. Percebendo que ele apenas fingiu ter sido morto, eles acreditam que Zeke ficou do lado da Ilha Paradis e escapou na aeronave.

Theo Magath informa aos Guerreiros que em seis meses, o mundo planeja lançar uma ofensiva global contra a ilha. Colt está horrorizado que eles esperariam tanto tempo para resgatar Gabi e Falco, mas toma o cuidado de enquadrar a partir da perspectiva de seu valor como candidatos a Guerreiro. Magath não castiga Colt, mas diz que se Marley atacar sozinho, eles serão rechaçados como antes.

No entanto, Reiner aponta que Zeke espera que eles esperem, dado o dano que sofreram, e então ele terá um plano para se defender deles, então Marley tem que lançar um ataque surpresa.

Informações Disponíveis ao Público[]

ACPAI70

Os Demônios da Ilha Paradis[]

Um termo pejorativo para a Família Real Fritz e os Eldianos que foram com ele para a Ilha Paradis. Na "Teoria da Ameaça da Ilha Paradis", proposta por acadêmicos estudiosos dos titãs, os Eldianos que fugiram para a Ilha Paradis não esqueceram o rancor, e passaram a odiar o mundo, apesar de possuírem o poder dos titãs. Agora que a ameaça de Eren Jaeger foi revelada, esse termo pejorativo está se tornando verdade.

Elenco[]

Japonês[]

Navegação[]

Advertisement