Attack on Titan Wiki

FandomDesktop

LEIA MAIS

Attack on Titan Wiki
Advertisement
Attack on Titan Wiki

Artigo
Galeria

Este artigo é sobre um dos Nove Titãs. Para outros artigos com o nome de Titã Fundador, veja Titã Fundador (Desambiguação).

Quote1 O Titã Fundador tem a habilidade de governar e controlar todos os outros Titãs! Se ao menos nós pudermos colocar nossas mãos nisso, poderemos destruir Marley mais uma vez!! Quote2
— Grisha Yeager anuncia seu plano aos Restauracionistas Eldianos[1]

O Titã Fundador (始祖の巨人 Shiso no Kyojin?, também traduzido como Titã Original) é um dos Nove Titãs, e o primeiro dos todos os Titãs. Seu Grito (叫び Sakebi?) pode criar e controlar outros Titãs, e modificar as memórias e composições corporais dos Súditos de Ymir, mas este poder só pode ser usado pela família real em circunstâncias normais. Atualmente está em posse de Eren Yeager.

De acordo com a Sociedade de Pesquisa de Biologia Titã de Marley, o Titã Fundador é o ponto onde os caminhos que conectam todos os Súditos de Ymir e Titãs se cruzam.[3] Por causa disso, aqueles que vêm de Marley às vezes a chamam de "Coordenada" (座標 Zahyō?).

Habilidades[]

Wall Titans

Titãs Colossais do Rei Fritz

O Titã Fundador possui várias habilidades que são ativadas por gritos. O herdeiro do Titã Fundador não tem que se transformar para usar essas habilidades, e gritos humanos seriam suficientes. Além disso, os gritos não precisam ser altos ou mesmo "gritos": Frieda Reiss usou a habilidade de alteração de memória falando casualmente, embora seu alvo fosse apenas Historia, que estava bem na frente dela.[4]

Criação de Titãs[]

O Titã Fundador pode transformar Súditos de Ymir em Titãs e pode até torná-los tão massivos quanto o Titã Colossal. Karl Fritz usou essa habilidade para criar os milhares de Titãs Colossais que compõem as Muralhas.[5]

Zeke Yeager também pode transformar Súditos de Ymir em Titãs gritando após injetar aqueles que ele deseja transformar com seu fluido espinhal.[6] É dito que o Titã Bestial de Zeke tem habilidades semelhantes ao Titã Fundador;[6] portanto, pode-se assumir que o método para o Titã Fundador é semelhante, se não idêntico.

O Titã Fundador é capaz de "ressuscitar" os antigos detentores dos Nove Titãs e manipulá-los como fantoches, devido à sua conexão através dos Caminhos, embora não esteja claro se eles retêm ou não seus "personalidades" do passado.[7]

Controle Titã[]

Eren protects Mikasa

Eren sem saber usa o poder do Titã Fundador para proteger Mikasa

Gritando, o Titã Fundador concede a seu usuário a capacidade de controlar Titãs à vontade e fazê-los seguir virtualmente qualquer ordem. Isso foi demonstrado por Eren Yeager, que, sem querer, comandou os Titãs Puros próximos a comer o Titã de Dina Fritz e atacar o Titã Blindado.[8] Parece que ser eficaz apenas em Titãs Puros, embora aqueles com o poder dos Titãs ainda possam sentir sua influência.[9] Também foi usado por Karl Fritz para construir as Muralhas, comandando muitos Titãs Colossais para endurecer seus corpos e confinar-se nas estruturas resultantes. Nos tempos antigos, Eldia costumava usar essa habilidade para comandar um exército de Titãs para a guerra; no entanto, uma vez soltos, esses Titãs se tornaram armas indiscriminadas de destruição em massa que matariam os inimigos de Eldia.[10] Esta habilidade não tem alcance conhecido, embora Karl Fritz a tenha usado para comandar Titãs Colossais que se estendem por uma grande parte da Ilha Paradis. Rod Reiss afirmou que o poder tem a capacidade de eliminar todos os Titãs, se usado em todo o seu potencial.[11]

Manipulação de memória[]

Frieda erases Historia's memory

Frieda Reiss apaga a memória de Historia

O Titã Fundador é capaz de modificar as mentes e memórias dos Súditos de Ymir, até mesmo populações inteiras de uma vez. Esta habilidade está relacionada à habilidade de controle dos Titãs: Como notado por Erwin Smith, Titãs são simplesmente humanos transformados (especificamente, os Súditos de Ymir); portanto, os gritos que controlam as mentes do primeiro devem ser capazes de afetar o último também.[12] Foi usado por Karl Fritz para fazer os Súditos de Ymir dentro das Muralhas esquecerem a história do mundo antes da instalação delas.[13][14] Também foi usado por Frieda Reiss para remover as memórias de Historia de suas visitas.[15] Essas memórias, no entanto, parecem ser acessíveis em sonhos, já que Historia às vezes seria capaz de sonhar com seus encontros com Frieda, embora ela se esquecesse deles ao acordar.[16] Membros da linhagem de sangue Ackerman e qualquer um que não seja um Súdito de Ymir não são afetados por esta habilidade.[17]

Manipulação anatômica[]

O Titã Fundador pode mudar a composição corporal de qualquer Súdito de Ymir. Um rei Eldiano de 600 anos atrás certa vez usou este poder para tornar os Súditos de Ymir imunes a uma epidemia galopante.[18] Zeke Yeager planejou usar esta habilidade para tornar todos os Súditos de Ymir estérils, para que o mundo possa se livrar dos Titãs de uma vez por todas.[19] Depois de frustrar o plano de Zeke, Eren usa essa habilidade em uma escala menor, para recolocar sua cabeça decepada em seu corpo (após Gabi Braun disparar com um rifle Anti-Titã), salvando seu corpo de morrer completamente.

Além disso, o Titã Fundador é conhecido por ter uma altura de cerca de {13 m.[2] No entanto, é possível que essa restrição de tamanho não seja tão definido como é com os outros oito membros dos Nove Titãs, como pode ser visto quando Eren Yeager é capaz de se transformar em um corpo de Titã com muitas magnitudes de tamanho maiores do que os Titãs das Muralhas após receber o uso total do poder do Titã Fundador de Ymir Fritz.[20]

Comunicação telepática[]

O Titã Fundador pode se conectar telepaticamente com todos os Súditos de Ymir por meio dos caminhos aos quais eles estão conectados.[21] Eren usou esta habilidade para se comunicar com todos os Súditos de Ymir ao anunciar o Estrondo ao mundo.[22]

Necessidade da linhagem sanguínea real[]

Uri dies

A família Reiss anteriormente transmitiu o Titã Fundador por meio de sua linhagem

Somente aqueles com sangue real - as famílias reais Fritz ou Reiss - são capazes de usar o verdadeiro poder do Titã Fundador.[23] No entanto, se o Titã Fundador for herdado por alguém de fora da família real família, o poder ainda pode ser usado se o herdeiro estiver em contato físico com um Titã com sangue real.[24][25][26] Isso é demonstrado quando Eren Yeager temporariamente usou o poder do Fundador depois de golpear a mão do Puro Titã de Dina Fritz.[8] Está implícito por Zeke Yeager que sim não importa se o Titã de sangue real é um Titã Puro ou um dos Nove Titãs, como o Titã Bestial.[27]

Se o herdeiro tocar um humano de sangue real, embora o poder total do Titã Fundador ainda esteja bloqueado, alguns fragmentos das memórias dos herdeiros anteriores podem ser percebidos. O toque de Historia Reiss e seu pai Rod ocasionalmente ressurgia nas memórias de Grisha Yeager.[28][29][30] No entanto, essas memórias são erráticas e nem sempre vêm.[31]

Se uma pessoa de sangue real possui um dos outros oito dos Nove Titãs em vez de ser um Titã Puro e essa pessoa entra em contato com um herdeiro do Titã Fundador que não tem sangue real (que é o caso de Zeke Yeager, um descendente da família Fritz que permaneceu no continente, portanto, não descendente de Karl Fritz e seu meio-irmão Eren, que não tem sangue real), então a pessoa de sangue real pode usar o verdadeiro potencial do Titã Fundador em vez do herdeiro real. Isso se deve ao fato de que as verdadeiras capacidades do Titã Fundador são usadas ao comandar a alma de Ymir Fritz, o primeiro dos Titãs, cuja mentalidade de mestre-escravo foi mantida intacta após sua morte, e como o Primeiro Rei Fritz era seu mestre como assim como o pai de seus filhos, ela permaneceu em submissão por milênios até que Eren Yeager a libertou e ela cumpriu seu apelo para "acabar com o mundo", significando que Ymir não está mais preso à servidão a seus descendentes, provavelmente significando que a Fundação A necessidade de sangue de Titã agora é anulada e sem efeito.

Voto de renúncia à guerra[]

The King and child

Rei Fritz fez uma promessa ao Titã Fundador de renunciar a todas as guerras

Apesar de ter a capacidade de controlar os Titãs, nenhum Titã Fundador de sangue real após a Grande Guerra dos Titãs expressou qualquer desejo de se livrar dos Titãs fora das Muralhas, mesmo que o herdeiro tivesse expressado esse desejo anteriormente. Isso ocorre porque esses Titãs Fundadores herdaram a ideologia de Karl Fritz junto com suas memórias.[32] Mesmo antes de herdar o Titã Fundador, ele acreditava que o Império Eldiano cometeu muitas atrocidades contra o mundo, e os Eldianos deveriam ser trancados dentro de seu "paraíso" dentro das Muralhas, segregados do resto do mundo;[33] os Titãs enviados por Marley ajudou a evitar que os Eldianos deixassem as Muralhas, cumprindo seu objetivo [10][34] Ele fez um voto de renúncia à guerra (不戦の契り Fusen no chigiri?) para impedir Eldia de usar o Titã Fundador novamente para devastar o mundo.[35]

O voto "possui" os sucessores do Rei e muda muito sua personalidade: eles se tornam compassivos, desejam criar um "paraíso" dentro das Muralhas e pregam sobre a paz e o amor entre a humanidade.[36][37] No entanto, Frieda Reiss chamava as pessoas dentro das Muralhas de "pecadores" e costumavam sofrer ataques de loucura e depressão.[38] Frieda, que normalmente é gentil com Historia Reiss, uma vez ficou furiosa com ela por tentar passar por cima da cerca em torno de sua fazenda (paralelamente aos Eldianos tentando deixar as Muralhas).[39]

The King's will takes over Frieda

O voto sobrepujando o desejo de Frieda de salvar os cidadãos da Muralha Maria

O voto também os impede de usar o verdadeiro poder do Titã Fundador para combate, até mesmo para autodefesa. Karl Fritz sabia que o paraíso que ele fez para os Eldianos é apenas temporário, e que um dia, Marley ou outras nações do mundo irão invadir. Ele aceitou qualquer forma de retribuição que o mundo decida pelos Eldianos, até mesmo o extermínio, e seu voto força qualquer herdeiro de sangue real a obedecer.[40] Não importa o que aconteça, eles não lutarão contra ninguém que ataque os Eldianos, e se os Eldianos forem massacrados, que seja.

Contornando o voto[]

O voto se aplica apenas a membros da família real;[35] portanto, o voto pode ser ignorado se o herdeiro do Titã Fundador não for parente da família real e estiver em contato físico com alguém de sangue real.[24]

Apesar de ser um descendente da família real, Zeke Yeager afirma que foi capaz de aprender como anular o voto durante seu tempo gasto no reino do Titã Fundador, onde ele entrou sem ser contaminado pelo a ideologia do primeiro rei, ao contrário dos reis anteriores das Muralhas.[41]

História[]

Ancient Founding Titan

O Titã Fundador nas guerras antigas

Cerca de 2.000 anos atrás, a vila de Ymir Fritz foi atacada e escravizada pelos Eldianos, que então cortaram suas línguas. Um dia depois que um porco foi solto, o governante da tribo, Fritz, chamou todos os escravos e perguntou pelo culpado. Todos os escravos começaram a apontar para Ymir, que foi então "libertada" apenas para ser caçado por cães e homens.

Ferida e desesperada, Ymir se abrigou em uma árvore próxima, mas assim que ela entrou, ela escorregou e caiu em um corpo de água subterrâneo. Lá, ela entrou em contato com uma misteriosa criatura semelhante a uma espinha que se prendeu às suas costas e desencadeou a primeira transformação de Titã.

Com seu novo poder, Ymir voltou a servir Fritz e usou seu Titã para cultivar terras, construir pontes e acumular riqueza para os Eldianos. Sob seu comando, ela também destruiu as forças do rival de Eldia, Marley. Para "recompensar" Ymir por seu serviço, Fritz a tomou como sua concubina, dando-lhe seu nome e, juntos, os dois tiveram três filhos: Maria, Rose e Sheena.

Depois de servir ao rei por 13 anos, Ymir morreu enquanto frustrava uma tentativa de assassinato contra sua vida. Após sua morte, Ymir se encontrou dentro de uma terra misteriosa, enquanto o rei forçou suas filhas a comerem o corpo de Ymir em uma tentativa de preservar o poder dos Titãs. Ele ordenou às filhas que continuassem a se reproduzir e a canibalizar umas às outras para que o sangue de Ymir não acabasse e Eldia pudesse governar para sempre com seus Titãs. Os poderes de Ymir se tornaram os Nove Titãs e ela continuou a servir seus descendentes, construindo-os Titãs sempre que invocavam o poder dos Titãs.[42]

Após esses dezessete séculos, o Titã Fundador foi herdado por Karl Fritz, o 145º Rei. O rei Fritz decidiu abandonar os conflitos de Eldia e realocou a capital de Eldia para a Ilha Paradis, onde usou o Titã Fundador para criar muitos Titãs Colossais na construção de três Muralhas: Maria, Rosa, e Sheena. Na ausência do Titã Fundador, a Grande Guerra dos Titãs continuou. Ao longo da guerra, Eldia perdeu todo o seu território no continente para Marley e seu povo fugiu ultramar para a Ilha Paradis, onde entraram nas Muralhas.[43][1] Algum tempo depois que as pessoas foram reunidas dentro das Muralhas, o Rei Fritz usou o Titã Fundador para apagar as memórias do mundo exterior da maioria das mentes da população, levando-os a acreditar que foram os últimos remanescentes da humanidade em um mundo dominado pelos Titãs.[44]

Frieda speaks to the people

O testamento de Fritz pode ser visto em Frieda

Após o fechamento dos portões da Muralha Maria, o Rei Fritz anunciou aos seus parentes que optaram por permanecer do outro lado do mar que um pacto havia sido feito com o Titã Fundador.[45] Para Para garantir a paz de Eldia ao mesmo tempo em que organiza a destruição final da nação, o Rei Fritz garantiu que todos os sucessores depois dele seriam vencidos por sua vontade se decidissem usar o Titã Fundador para o bem de Eldia.[46][47] Algum tempo depois, o rei passou seu poder para seus descendentes na família real, agora conhecida como família Reiss.

Por gerações, a família Reiss passou o Titã Fundador de sucessor a sucessor.[48] Eventualmente, o Titã Fundador foi herdado por Uri Reiss de seu pai.[49] No início de sua vida com o Fundador, Uri se protegeu de Kenny Ackerman usando seu Titã,[50] e ele mais tarde se tornaria um amigo próximo de seu suposto assassino.[51]

Grisha in the chapel

O Titã Fundador de Frieda lutou contra o Titã Ataque de Grisha

Algum tempo depois, no ano 842, Uri Reiss passou o Titã Fundador para sua sobrinha Frieda Reiss, filha de seu irmão mais velho Rod Reiss.[37] Frieda presumivelmente ganhou pouco uso do Titã Fundador pelos próximos três anos, embora ocasionalmente ela visitasse sua meia-irmã Historia Reiss e usasse o Titã Fundador para apagar suas memórias de cada visita.[52] Quando três anos se passaram, após a queda da Muralha Maria, depois de ouvir sobre o ataque ao Distrito de Shiganshina, a família Reiss se reuniu na caverna subterrânea sob a capela onde o Titã Fundador havia sido passado por gerações. Enquanto estavam na caverna, eles foram visitados por Grisha Yeager, que havia sido encarregado por Eren Kruger de pegar o Titã Fundador há treze anos.[53][54] Grisha se identificou como um Eldiano e um Súdito de Ymir e implorou para que Frieda usasse o Titã Fundador para salvar o povo das Muralhas,[55] mas seus apelos ficaram sem resposta. Não vendo escolha a não ser cumprir sua promessa a Kruger, Grisha se transformou no Titã de Ataque e lutou com o Titã Fundador de Frieda. Devido à sua inexperiência, Frieda foi rapidamente dominada e Grisha roubou seu poder, matando Frieda antes de voltar sua atenção para a família Reiss e varrer sua linhagem, exceto por Rod, que escapou com vida.[56]

Grisha retornou a Muralha Rose pouco depois e procurou por sua família. Ele encontrou seu filho Eren e sua filha adotiva Mikasa, mas soube que sua esposa Carla havia sido morta. Grisha confiou a missão de Kruger a Eren, levando-o sozinho para a floresta e injetando nele um soro de titã. Eren não teria nenhuma memória do evento pelos próximos cinco anos, e como um Titã Puro, ele consumiu seu pai, herdando o Titã de Ataque e o Titã Fundador.[57][58]

Enredo[]

Arco do Confronto de Titãs[]

Eren using the Coordinate

Eren desencadeia o Titã Fundador

Por cinco anos, o poder do Titã Fundador permanece sem uso até o ano 850. Acreditando que Eren Yeager é o atual herdeiro do Titã Fundador, a "Coordenada" procurada por Marley, os Guerreiros o capturam com a intenção de levá-lo à sua cidade natal. Neste momento, a Divisão de Reconhecimento vem em seu socorro e uma perseguição começa. Quando Eren é libertado das garras dos Guerreiros, ele entra em contato com o Titã de Dina Fritz durante a invasão a Muralha Rose,[59][60] a primeira esposa de seu pai e uma descendente da realeza.[61] Em um momento de raiva, ele dá um soco na mão do Titã de Dina, contatando alguém de sangue real, assim, o poder do Titã Fundador surge naquele momento na presença de sua realeza. Seguindo a vontade de Eren, todos os Titãs próximos atacam o Titã de Dina, rasgando-o em pedaços e permitindo que a Divisão de Reconhecimento escape. Quando Reiner Braun tenta perseguir Eren, ele ameaça ele e os outros Guerreiros para ficarem longe, e o Titã Fundador alcança os Titãs próximos, fazendo-os perseguir o Titã Blindado de Reiner.[62]

Arco do Governo Real[]

The King erases humanity's memory

Rod Reiss conta a história do Primeiro Rei

A habilidade de Eren de controlar os Titãs se torna um mistério chave para a Divisão de Reconhecimento. Mais de uma semana após a crise da Muralha Rose, o Titã Fundador começa a vazar memórias de seus herdeiros anteriores na mente de Eren, onde ele tem visões de Frieda Reiss antes de esquecer as memórias.[63] ao mesmo tempo, Historia Reiss começa a ver memórias das visitas de Frieda em seus sonhos, embora ela não se lembre delas quando acorda.[16]

Algum tempo depois, Eren e Historia são capturados por Rod Reiss,[64][65] que deseja alimentar Eren para Historia em forma de Titã, a fim de devolver o Titã Fundador à família Reiss.[66] No subsolo da Capela Reiss, Rod e Historia colocam as mãos no corpo de Eren, e sua presença real traz à tona as memórias de seu pai, Grisha, tirando o Titã Fundador de Frieda cinco anos antes.[67] Rod relembra a história do evento[68] e explica a natureza do Titã Fundador para Historia e como isso influenciou os monarcas da família Reiss desde a época do Primeiro Rei.[66] Historia quase aceita a tarefa, mas a recusa no final.[69][70] Em desespero, Rod ingere o soro de Titã destinado a Historia, tornando-se um Titã de tamanho gigantesco.[71] Depois de escapar do subsolo da capela, Eren tenta usar o poder do Titã Fundador para impedir o Titã de Rod de avançar em direção ao Distrito de Orvud, embora ele não faça nenhum progresso e não entenda o porquê.[72]

Arco do Retorno a Shiganshina[]

Ymir's Founding Titan

Titã Fundador de Ymir em um livro lido para Grisha

Dois meses depois, A Divisão de Reconhecimento vão oo distrito de Shiganshina. Eles vão ao porão da família Yeager, onde Grisha guardou seus segredos para Eren.[73] Em um dos três diários escondidos no porão, eles leram a história de Grisha sobre sua infância e quando ele aprendeu a natureza do Titã Fundador. No passado de Grisha, ele se juntou a um grupo de Restauracionistas Eldianos que desejavam tirar o Titã Fundador do rei das Muralhas para restaurar Eldia à sua glória antiga.[74] A organização falhou e Grisha sozinho recebeu a tarefa de tomar o Titã Fundador por Eren Kruger, um espião Eldiano no governo de Marley.[75]

Quando os militares das Muralhas se reúnem para discutir as descobertas do porão, Eren pensa em quando o Titã Fundador ativou seus poderes na presença do Titã que comeu sua mãe. Relembrando as memórias da primeira esposa de seu pai, Dina, Eren percebe que o Titã de Dina foi responsável pela ativação do poder do Titã Fundador. No entanto, Eren decide não revelar sua descoberta aos militares, temendo que a ideia de que eles iriam transformar Historia em um Titã para Eren entrar em contato como e isso poderia colocar a vida de Historia Reiss em risco.[76]

Arco da Guerra por Paradis[]

Depois de perceber que ele pode usar o Titã Fundador entrando em contato com Zeke, Eren decide fingir concordar com o plano de seu meio-irmão de esterilizar os Súditos de Ymir. Depois que eles fazem contato e entram no Titã Fundador, Eren descobre que o poder do Fundador é usado pelo comando de Ymir Fritz antes que ele revele seu engano e descobre que Zeke não apenas anulou o voto de renúncia à guerra, mas que ele controla o poder do Fundador, mostrando que se uma pessoa com sangue real possuir um dos Nove Titãs, (em vez de ser um Titã Puro), eles podem usar o poder total da Coordenada em vez do titular real.[77]

Depois de ver as memórias de seu pai, Zeke aprende sobre a habilidade do Titã de Ataque de ver o futuro e que um futuro herdeiro pode influenciar alguém no passado (que Eren usa para convencer seu pai a massacrar a família Reiss, e roubar o Titã Fundador), Zeke inicia seu plano e ordena que Ymir esterilize todos os Súditos de Ymir. Depois disso, Eren se liberta das correntes que Zeke criou e corre para impedir Ymir.[78]

Ao chegar a Ymir, Eren a abraça e implora que ela dê a ele sua força para que ele possa acabar com o mundo. No entanto, ele garante que não vai forçá-la a ajudá-lo. Ele reconhece que ela não é uma escrava nem uma divindade, ela é apenas um ser humano e ela tem o direito de escolher se deseja permanecer na Coordenada para sempre ou ajudá-lo a acabar com tudo. Enquanto Zeke tenta desesperadamente pará-lo, Eren pergunta a Ymir se ela foi quem o levou para a Coordenada, pensando que ela estava esperando 2.000 anos pela sua chegada.[79]

Eren usa os poderes do Titã Fundador para liberar todos os Titãs das Muralhas enquanto cria um corpo para si mesmo que é ainda maior do que os Titãs Colossais. Ele então usa o poder do Fundador para se comunicar telepaticamente com todos os Súditos de Ymir, informando-os de seus planos para destruir o mundo fora da Ilha Paradis.[80]

Portadores[]

Atual[]

Anteriores[]

Uri Reiss character image
Uri Reiss 
Rod and Uri's father character image
Pai de Rod e Uri 
Karl Fritz character image
Karl Fritz 
Ymir Fritz character image
Ymir Fritz 

Curiosidaes[]

  • O Titã Fundador é o único dos Nove Titãs que tem restrição de linhagem, já que apenas membros da realeza podem usar suas habilidades livremente.
    • No entanto, depois que Eren convenceu Ymir a ajudá-lo a destruir o mundo, aparentemente essa restrição de linhagem foi anulada.[81]
    • Curiosamente, quando Zeke Yeager – um membro da realeza – herdou o Titã Bestial, ele ganhou habilidades semelhantes às do Titã Fundador.[6]
  • A arte de Eldiana em várias ocasiões retratou o Titã Fundador com uma chifre de guerra.[82][10] Isso pode ser uma representação artística do "grito" que ativa o poder do Titã Fundador.
  • Hange Zoë decidiu chamar o poder dentro de Eren Yeager que controla os Titãs de "Titã Fundador" (始祖の巨人 Shiso no Kyojin?, também traduzido como "Titã Original").[83] Coincidentemente, esse é seu nome real.[84]
  • O codinome do Titã Fundador usado pela Unidade Guerreira é "Coordenada" (座標 Zahyō?); entretanto, depois do Capítulo 77, o uso do termo foi abandonado completamente em favor de "Titã Fundador" (始祖の巨人 Shiso no Kyojin?) ou simplesmente "Fundador" (始祖 Shiso?). Curiosamente, quando os anos 845 a 850 são revisitados em flashbacks em capítulos posteriores, os Guerreiros não a chamam de "Coordenada", apesar de usar esse termo de forma consistente nos capítulos anteriores cobrindo esses mesmos anos.
Frieda's darkened eyes

Os olhos de Frieda mudaram de cor

  • Quando os membros da família Reiss herdam o Titã Fundador, eles são afetados pela vontade de Karl Fritz e, às vezes, seus olhos normalmente claros escurecem e emitem um brilho.[85][86][87][88]
    • Quando Frieda usou o poder do Titã Fundador em Historia para apagar sua memória, os olhos de Historia também escureceram.[4] Quando Eren brevemente teve uma lembrança de Frieda escovando o cabelo, seus olhos escureceram ligeiramente,[89] o que é incomum porque seus olhos normalmente ficam claros quando ele se lembra das memórias de Grisha e/ou Eren Kruger.[90][91][92][93] No entanto, com Eren e Historia, seus olhos não brilharam, então seus casos podem ser atribuídos a efeitos artísticos de escurecimento, em vez de a cor dos olhos realmente mudar.

Referências[]

  1. 1,0 1,1 Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 86 (p. 32)
  2. 2,0 2,1 Attack on Titan Character Encyclopedia (p. 141)
  3. Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 88 (p. 25)
  6. 6,0 6,1 6,2 Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 93 (p. 11)
  7. Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 135 (p. 16 - 17)
  8. 8,0 8,1 Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 50 (p. 35 - 44)
  9. Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 50 (p. 32 & 39)
  16. 16,0 16,1 Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 54 (p. 1-7)
  19. Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 114 (p. 35-36)
  20. Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 123 (p. 28-29, 31)
  45. Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 89 (p. 30 -31)
  56. Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 63 (p. 12- 22)
  62. Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 50 (p. = 38 - 39)
  86. Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 66 (p. 3, 10 e 11)
  87. Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 69 (p. 1 - 4, 20)
  88. Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 90 (p. 28 e 29)
  90. Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 62 (p. 34 & 35, 45)
  92. Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 88 (p. 21 - 24 & 45)

Navegação[]

Advertisement