Attack on Titan Wiki

FandomDesktop

LEIA MAIS

Attack on Titan Wiki
Advertisement
Attack on Titan Wiki
Quote1 Eu quero construir um paraíso para os poucos sobreviventes da humanidade. Quote2
— Uri Reiss para Kenny Ackerman[1]

Uri Reiss foi o verdadeiro rei das Muralhas e portador do Titã Fundador, herdado de seu pai, durante um período que durou até 842, quando passou adiante tanto sua coroa quanto seu poder de Titã para sua sobrinha, Frieda Reiss. Ele foi o irmão mais novo de Rod Reiss e tio de Historia Reiss, bem como o melhor amigo de Kenny Ackerman.

Características[]

Aparência[]

Uri era um homem magro e de aspecto frágil, com pescoço fino e cabelos claros, além de ter baixa estatura, assim como seu irmão. Seus olhos eram claros e aparentemente cansados, mas também podiam mudar para um aspecto mais sombrio e vazio depois que ele herdou o poder do Titã Fundador, indicando que ele fora tomado pela ideologia do Primeiro Rei; sua expressão transmitia calma e certa sabedoria, apesar de sua idade não tão avançada. Ele usava uma túnica simples de cores claras

Personalidade[]

Uri era um homem notavelmente humilde e calmo, apesar de sua linhagem nobre, de sua erudição e de suas responsabilidades como rei. Quando Kenny o atacou, acertando-lhe com uma faca e apontando uma arma em sua direção, Uri não demonstrou qualquer sinal de dor ou de ira;[2] sequer demonstrou rancores com a situação, apesar da grosseria e das sucessivas hostilidades por parte de Kenny e dos apelos acalorados de Rod para que o matasse. Pelo contrário, Uri se recusou a feri-lo e ainda justificou suas ações, afirmando que o ódio dos Ackerman era compreensível por causa das atitudes que a família Reiss por anos havia tomado em relação a eles; por fim, se curvou perante Kenny em um pedido formal de desculpas.

Uri também demonstrou altruísmo em suas palavras. Apesar de, por causa da ideologia do Primeiro Rei, não poder livrar a humanidade dos Titãs como inicialmente desejava,[3] ele manifestava desejo de ajudar os outros, afirmando que gostaria de construir um paraíso para os sobreviventes da humanidade por causa de sua crença de que haveria um futuro não muito distante em que a humanidade ruiria.[1]

História[]

Uri foi o segundo filho de seu pai, sendo irmão mais novo de Rod Reiss. Seu irmão e ele costumavam recorrer a seu pai, o então portador do Titã Fundador, o "poder invencível" que poderia acabar com o terror dos Titãs de uma vez por todas, e implorar para que usasse seu poder para dar um fim aos Titãs e ao cerceamento da humanidade das Muralhas; seu pai, no entanto, se recusava a fazer isso e não dava quaisquer explicações sobre o motivo de sua recusa.[3]

Uri herda o Titã Fundador

Uri desperta após devorar seu pai e herdar o Titã Fundador.

Algum tempo depois, Uri se voluntariou para herdar de seu pai o poder do Titã Fundador com a intenção de usá-lo para deter os Titãs. Segundo Rod, ele o pediu para que rezasse; a extensão do poder que ele teria como portador do Titã Fundador o faria um "deus". Uri devorou seu pai no ritual de sucessão da família Reiss e, ao herdar dele o Titã Fundador e as memórias do mundo, ele herdou também a ideologia do Primeiro Rei, como notado por Rod por causa da cor de seus olhos;[3] assim como seu pai e os demais portadores do Titã Fundador que o antecederam, Uri se recusou a usar seu poder para parar os titãs e revelar as memórias perdidas da humanidade.

Uri se ajoelha perante Kenny

Uri se ajoelha perante Kenny como pedido de perdão.

Depois que Uri herdou o Titã Fundador, Kenny Ackerman descobriu, ao receber informações de um membro da nobreza, que ele era o verdadeiro rei das Muralhas, pondo em prática uma tentativa de assassinato contra ele ao localizá-lo. A tentativa, porém, falha: Uri consegue imobilizar Kenny ao se transformar parcialmente em Titã. Quando Uri revela ser incapaz de descobrir o informante através das memórias de Kenny, assumindo que ele era um Ackerman, Kenny, ainda imobilizado, lança uma faca na direção dele, que usa seu próprio braço como escudo para se defender. Apesar dos insultos e ameaças de Kenny e da insistência de Rod para que o matasse imediatamente, Uri poupa a vida de Kenny[4] e o liberta da mão de seu Titã, se aproximando dele mesmo estando na mira de sua arma. Uri diz que, como Ackerman, seu ódio pela família Reiss era compreensível, visto que os Ackerman foram perseguidos pela família real por muitos anos. Ainda com a faca que Kenny havia lançado presa ao seu braço, ele se curvou perante o Ackerman e pediu-lhe desculpas pela perseguição que os Ackerman sofreram e por, segundo ele, ser incapaz de criar um paraíso dentro das Muralhas.[2] O ato surpreendeu Kenny, que se questionou como um ser tão poderoso quanto Uri se prestaria a se curvar perante alguém como ele.

Desse dia em diante, Kenny passou a ocupar o lugar de seu informante e tornou-se não apenas guarda-costas de Uri, mas também seu amigo mais próximo, ao passo em que Uri deu um fim à perseguição aos Ackerman.[5] Os dois passaram muito tempo conversando, chegando ao ponto de Uri revelar a Kenny que a filha de Rod herdará dele o poder do Titã Fundador e que o mundo estará em ruínas em algum ponto não muito distante no futuro.[6]

Frieda devora Uri

Frieda devora Uri no ritual de sucessão da família Reiss.

Algum tempo depois disso, Uri se submeteu ao ritual de sucessão da família Reiss, sendo acorrentado no subterrâneo da capela Reiss para que Frieda, sua sobrinha e sucessora, pudesse se transformar em um Titã e devorá-lo, herdando seu poder enquanto o resto da família testemunhava sua morte. Momentos antes de morrer, ele sorriu enquanto Frieda se transformava e devorava a parte superior de seu corpo, herdando seu posto de rei, o Titã Fundador, as memórias do mundo e a ideologia do Primeiro Rei.

Legado[]

Anos após a morte de Uri, Rod conta a Historia sobre ele, sobre suas tentativas malsucedidas de convencer seu pai a usar seu poder para parar os Titãs e sobre ele ter pedido, antes de herdar o Titã Fundador, para que rezasse, tentando convencê-la a devorar Eren e se tornar a próxima portadora do Titã Fundador. Rod diz que sua missão é "trazer deus de volta à vida e rezar para que ele guie a humanidade", mas Historia joga tanto a injeção de Titã quanto ele próprio no chão, desdenhando de suas palavras.[7]

Momentos depois, quando Kenny é encontrado à beira da morte por Levi, ele fala sobre seu passado e relembra momentos anteriores de sua vida, sendo a maioria deles relacionada a Uri, desde o dia em que se conheceram até a revelação de sua morte pelo ritual de sucessão da família Reiss. Kenny afirma que gostaria de ver as coisas do ponto de vista que Uri via.[8] Ele diz a Levi que todos aqueles que conhecera eram escravos de alguma coisa, até mesmo Uri.[9]

Habilidades[]

Uri aparentava ser um homem inteligente, visto que ele descobriu, baseado em seu encontro Kenny, que o mesmo era da linhagem Ackerman. Embora nunca tenha sido visto em um combate mais duradouro, ele se mostrou capaz de se defender de um arremesso de faca contra seu pescoço usando seu braço.[10]

Poder dos Titãs[]

Apesar de nunca ter revelado completamente sua forma de Titã, Uri possuía as mesmas capacidades geralmente possuídas por Titãs e portadores de Titãs.

  • Titã Fundador: Sendo um membro da linhagem real dos Reiss, Uri é capaz de exercer o pleno potencial do Titã Fundador e manipular as memórias dos Súditos de Ymir, o que Rod considera ser o "poder invencível".
  • Transformação Parcial: Semelhantemente a outros portadores de Titãs, como Ymir, Uri demonstrou ser capaz de se transformar parcialmente em Titã, como visto quando usou o braço de sua forma de Titã para segurar Kenny enquanto boa parte de seu corpo estava fora do corpo de seu Titã. Enquanto fazia isso, ele podia falar e mover os dois corpos livremente e com facilidade.
  • Regeneração: Como todos os Titãs e portadores de Titãs, Uri possuía notáveis capacidades regenerativas. Ele foi capaz de se recuperar após uma faca lançada por Kenny ficar cravada em seu braço esquerdo.
  • Força Melhorada: Uri demonstrou ter uma força excepcional quando parcialmente transformado em Titã. Mesmo não estando com sua forma completa de Titã, ele mostrou ser forte o suficiente para erguer e imobilizar Kenny com facilidade.

Relacionamentos[]

  • Kenny Ackerman: Uri compreendeu, apesar da tentativa de Kenny de matá-lo, que o ódio do mesmo era oriundo da perseguição que ele e os de sua linhagem, a família Ackerman, sofria por ordem da família Reiss.[4] Ele não só reconheceu esse fato como também se desculpou formalmente com Kenny, o que o surpreendeu e os tornou amigos próximos. Eles costumavam passar o tempo conversando, chegando ao ponto de Uri contar a Kenny sobre seu poder ser passado para a filha de Rod no ritual de sucessão da família Reiss.
  • Pai de Rod e Uri: O pai de Uri foi o portador do Titã Fundador antes dele. Seu irmão, Rod, e ele costumavam implorar insistentemente para que seu pai usasse seu poder para libertar a humanidade do cerceamento, mas ele sempre se recusava sem dar qualquer explicação sobre o porquê de sua recusa. Rod, inclusive, chegou a ser encarcerado por essa insistência, mas aparentemente Uri não teve o mesmo destino. Quando a hora de passar o poder do Titã Fundador e a posição de rei a um de seus filhos, Uri se voluntariou para isso.
  • Rod Reiss: Antes de Uri herdar o Titã Fundador de seu pai, ele costumava compartilhar do pensamento de Rod de que os titãs precisavam ser impedidos. Eles tentavam insistentemente, sem sucesso, convencer seu pai a reconsiderar sua recusa e eliminar os titãs. No dia em que Uri herdou o Titã Fundador, ele pediu a Rod que rezasse.
  • Frieda Reiss: Apesar de não terem sido vistos muitos momentos de interação entre Uri e Frieda, pode-se presumir que Uri tinha afeto por sua sobrinha, o que pode-se notar quando ele sorri estando prestes a ser devorado por ela no ritual de sucessão.[11] Momentos antes de se transformar em um Titã e devorar seu tio, Frieda tremeu e chorou, relutante em fazê-lo.

Vítimas[]

  • Pai de Rod e Uri (como um Titã Puro)[12]

Referências[]

  1. 1,0 1,1 Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 69 (p. 18)
  3. 3,0 3,1 3,2 Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 66 (p. 9)
  5. Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 69 (p. 8)
  6. Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 69 (p. 17 e 18)
  7. Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 66 (p. 9 a 18)
  12. Ataque dos Titãs mangá: Capítulo 66
Advertisement